Política Monetária Encontro anual de banqueiros centrais do euro será limitado a 150 participantes

Encontro anual de banqueiros centrais do euro será limitado a 150 participantes

O Banco Central Europeu (BCE) vai organizar um fórum da elite monetária e financeira, onde estará um grupo de decisores de política ao mais alto nível, executivos financeiros e académicos, bem como jornalistas especializados. O número de participantes está limitado a 150.
Encontro anual de banqueiros centrais do euro será limitado a 150 participantes
Correio da Manhã
Negócios 28 de agosto de 2013 às 15:49

Será o Jackson Hole do euro, um fórum da elite monetária e financeira. Os banqueiros centrais europeus vão lançar um encontro anual europeu que rivalize com a iniciativa norte-americano em Jackson e com aquele que se pode considerar como mundial, em Basileia. Sintra foi a cidade escolhida pelo Banco Central Europeu (BCE) para os primeiros anos, confirmou o Negócios fonte do BCE. A primeira conferência será já em Maio de 2014.

 

Esta quarta-feira, o Banco de Portugal emitiu uma nota onde confirma a realização do evento nos dias 25 a 27 de Maio de 2014, em Sintra. O tema do primeiro encontro será “Política Monetária no contexto de um Programa Financeiro em Evolução”.

 

“O número de participantes no Fórum do BCE será limitado a cerca de 150, a fim de assegurar a atmosfera informal e de comunicação pretendida.  Ao mesmo tempo, os organizadores envidarão todos os esforços para assegurar que os resultados do Fórum do BCE sejam disponibilizados ao público atempadamente, incluindo a utilização das principais plataformas digitais de comunicação”, revela o mesmo comunicado.

 

Como anfitriã do encontro, Sintra beneficiará de uma notoriedade ao nível dos banqueiros centrais e economistas, especialmente os que são especialistas em política monetária. Atrairá ainda as atenções da imprensa internacional que acompanha estas matérias. O Fórum do BCE, afirma fonte oficial, reunirá "um grupo líderes políticos, financeiros e académicos, assim como jornalistas especializados".

Assim acontece já com a cidade de Jackson, no vale de Jackson Hole no estado de Wyoming, e em Basileia na Suíça, onde tem sede o conhecido banco central dos bancos centrais, o Banco Internacional de Pagamentos com a sigla em inglês BIS.

Na reunião de Jackson Hole, que tem merecido especial destaque nos últimos anos, apenas se participa por convite. É uma conferência realizada desde 1978 por iniciativa da Reserva Federal de Kansas City. Uma das matérias que lhe tem dado actualidade é a intervenção do presidente da Reserva Federal que, desde Alan Greenspan em finais dos anos 80 do século XX, tem aproveitado esta ocasião para antecipar o caminho que vai ser seguido na política monetária.

Enquanto conferência, Jackson Hole, como simplificadamente é conhecida nos meios dos banqueiros centrais, é palco para apresentação de trabalhos de investigação no domínio da política monetária previamente seleccionados. 

Tal como "Jackson Hole" é o espaço de debate por excelência do dólar, o "Fórum BCE" promete transformar-se na conferência dos banqueiros centrais do euro, em Sintra.




Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI