Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Hélder Reis será braço direito de Marcelo para os assuntos orçamentais

O secretário de Estado do Orçamento do anterior Governo vai integrar a equipa de Marcelo Rebelo de Sousa em Belém. O novo Presidente toma posse na quarta-feira.

Hélder Reis
Bruno Simão
Elisabete Miranda elisabetemiranda@negocios.pt 07 de Março de 2016 às 20:35
  • Assine já 1€/1 mês
  • 3
  • ...

Hélder Reis é o nome escolhido por Marcelo Rebelo de Sousa para seu assessor dos assuntos financeiros e orçamentais. A informação foi avançada este Domingo por Luis Marques Mendes e confirmada entretando pelo Negócios, que adiantou ainda o nome de Isabel Alçada, ex-ministra da Educação, para consultora nesta mesma área. 

 

Com uma longa e sólida carreira técnica na Administração Pública, Hélder Reis chegou a um cargo politico pela mão de Maria Luis Albuquerque, que o nomeou seu número dois e responsável pela pasta do Orçamento. 

 

Antes disso, passou pelo GPEARI (Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais do Ministério das Finanças), foi assessor técnico de diversos secretários de Estado dos Assuntos Fiscais do PS e do PSD, e integrou grupos de trabalho para a revisão dos impostos, do procedimento orçamental e das finanças regionais, entre outros.

Actualmente, acumula a docência na Universidade Lusíada de Lisboa com a de técnico do Centro de Estudos Fiscais, lugar que deverá abandonar na sequência do convite da presidência.

Além de Hélder Reis, Marcelo Rebelo de Sousa contará ainda com o antigo jornalista Luís Ferreira Lopes para a área das empresas e inovação. Os assuntos jurídicos ficarão a cargo do advogado e professor universitário Miguel Nogueira de Brito, e os assuntos culturais com Pedro Mexia.

António Araújo, actual consultor político de Cavaco Silva, transitará para a actual equipa de Marcelo Rebelo de Sousa, que, segundo Luis Marques Mendes, contará ainda com Isabel Alçada (ex-ministra de José Sócrates) como consultora para a educação.

 

A chefiar a casa civil estará Fernando Frutuoso de Melo, ficando a liderança da Casa Militar a cargo de João Carvalho Cordeiro. 

Ver comentários
Saber mais Hélder Reis Marcelo Rebelo de Sousa
Mais lidas
Outras Notícias