Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Horta Osório: "Não estou seguro que o programa do BCE aumente grande crédito às empresas"

O programa de expansão monetária do BCE vai ter um impacto importante na procura e na confiança na Zona Euro, mas não trará grande acréscimo de crédito às empresas que estão sobreendividadas, disse Horta Osório.

Miguel Baltazar/Negócios
Alexandra Machado amachado@negocios.pt 17 de Abril de 2015 às 10:45
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

António Horta Osório acredita que o programa de expansão monetária do BCE (QE, na sigla em inglês) trará impactos positivos à economia europeia, mas o banqueiro não acredita que vai aumentar, de forma significativa, o crédito às empresas. Isto porque as empresas, em particular em Portugal, estão com excesso de dívida, salientou na conferência "Os Caminhos do Crescimento", organizada pelo Negócios, que está a decorrer em Lisboa.

"Não estou seguro que ocasione grande aumento de crédito às empresas", assumiu Horta Osório, lembrando que as empresas, em Portugal, continuam sobreendividadas. Aliás a dívida das empresas e do Estado continuaram a subir durante os últimos anos.

Ainda assim o programa do BCE vai ter efeitos positivos na economia, nomeadamente na procura e na confiança da Zona Euro. 

Ver comentários
Saber mais António Horta Osório BCE banca economia crédito
Mais lidas
Outras Notícias