Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Irlanda põe fim à circulação de moedas de 1 e 2 cêntimos

A partir do final de Outubro os comerciantes irlandeses vão passar a arredondar os preços, à medida que as moedas de 1 e 2 cêntimos forem desaparecendo do mercado, deixando a moeda de 5 cêntimos como a mais pequena em circulação no país.

Bloomberg
Inês F. Alves inesalves@negocios.pt 19 de Outubro de 2015 às 15:28
  • Assine já 1€/1 mês
  • 14
  • ...

A Irlanda junta-se a outros seis países da União Europeia - onde se inclui a Bélgica, a Dinamarca, a Holanda e a Suécia – e vai começar a tirar de circulação as moedas de 1 e de 2 cêntimos, noticia esta segunda-feira, 19 de Outubro, o The Guardian.

O banco central irlandês, escreve o jornal britânico, explicou que as moedas de 1 cêntimo custam mais a fazer do que efectivamente valem. A retirada de mercado destas moedas será gradual.

A decisão surge depois de um experiência em 2013, em Wexford, que mostrou que 85% dos consumidores e 100% dos retalhistas estavam satisfeitos com o arredondamento dos preços.

"Como país nós somos bons a fazer mudanças como esta", disse Ronnie O’Toole, do banco central da Irlanda, citado pelo The Guardian. "Migrámos para o euro antes de muitos países, e as indicações até ao momento são de que consumidores e retalhistas vão abraçar esta mudança", acrescentou.

As moedas de 1 e 2 cêntimos continuarão a ter valor legal, pelo que será possível depositar ou trocar dinheiro nos bancos. Os retalhistas não serão obrigados a arredondar os preços, mas serão encorajados a aderir a esta iniciativa.

O Banco de Inglaterra adiantou que não há planos para retirar de circulação as moedas de 1 e 2 pence no Reino Unido e que uma decisão nesse sentido seria responsabilidade do Tesouro.

(Notícia corrigida a 20/10/2015: onde se liam "cêntimos" no último parágrafo deverá ler-se "pence")

Ver comentários
Saber mais Irlanda União Europeia Bélgica Dinamarca Holanda Suécia The Guardian Ronnie O’Toole Banco Central da Irlanda Banco de Inglaterra Reino Unido euro moeda
Outras Notícias