Política Monetária Nova nota de 10 euros começa a circular a 23 de Setembro

Nova nota de 10 euros começa a circular a 23 de Setembro

BCE apresentou esta segunda-feira a nova nota de 10 euros, que começará a circular a partir de 23 de Setembro.
A carregar o vídeo ...
Negócios 13 de janeiro de 2014 às 13:59

Yves Mersch, membro da Comissão Executiva do Banco Central Europeu (BCE), anunciou esta segunda-feira que a nova nota de 10 euros entrará em circulação em 23 de Setembro de 2014.

 

O desenho será igual ao da nota actual, mas com uma cor e aparência diferente. “O desenho da nota reflecte os avanços na tecnologia de produção de notas, tornando-a ainda mais resistente à contrafacção”, refere um comunicado do BCE, acrescentando que “a nova nota será também mais duradoura”.

 

Depois de no ano passado ter sido introduzida a nova nota de cinco euros, a primeira da séria “Europa”, este ano é a vez da de 10 euros, sendo que as notas desta série “serão colocadas em circulação gradualmente ao longo de vários anos”, por ordem ascendente das denominações.

 

“Doze anos após a entrada em circulação das notas e moedas de euro, é fácil pensarmos na moeda única como um dado adquirido e esquecermos que a introdução do euro constituiu um projecto ambicioso e até arrojado. A moeda única contribuiu para aproximar, na sua diversidade, milhões de cidadãos europeus e as notas e moedas de euro são um símbolo tangível da nossa determinação em apoiar a União Europeia. Quando dizemos ‘O euro. A nossa moeda’, dizemo-lo com toda a convicção!”, refere Mersch, no mesmo comunicado.  

 

Para evitar os problemas ocorridos com a introdução da nota de cinco euros, o BCE aconselha “os proprietários de equipamento de notas a contactarem os fornecedores ou fabricantes o mais rapidamente possível, a fim de se prepararem para a entrada em circulação da nova nota de 10 euros”.

 

 

 




pub

Marketing Automation certified by E-GOI