Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Powell põe água na fervura sobre recuperação da economia norte-americana

Até a "população ter confiança" que a pandemia está contida, "é improvável uma recuperação total".  

Jerome Powell, presidente da Reserva Federal norte-americana, anunciou um corte surpresa nas taxas do país.
Michael Reynolds/EPA
Nuno Carregueiro nc@negocios.pt 16 de Junho de 2020 às 15:30
  • Assine já 1€/1 mês
  • 3
  • ...

O presidente da Reserva Federal diz que a economia norte-americana está a dar sinais de estabilização depois da quebra abrupta dos últimos meses, mas repetiu a mensagem de cautela de que o período é ainda de muita incerteza.

No dia em que o Departamento do Comércio anunciou que as vendas a retalho registaram a subida mensal recorde mais elevada desde 1992, levando Wall Street a fortes ganhos, Jerome Powell avisou que "permanece uma significativa incerteza sobre a força da recuperação da economia".

Num discurso transmitido em vídeo no Senado, o presidente da Fed assinalou que os últimos indicadores apontam para uma estabilização" da atividade económica, sendo que em algumas áreas do país verificou-se mesmo uma "recuperação modesta".

Apesar deste sinal positivo, Powell alerta para a elevada incerteza sobre a recuperação e lembra que a atividade económica e o emprego "permanecem muito abaixo dos níveis pré-pandemia".  

Vários analistas têm estimado uma recuperação em ‘V’ ou ‘U’ da maior economia do mundo, o que tem alimentado fortes subidas nos mercados bolsistas. Na semana passada o S&P500 chegou a negociar em terreno positivo no acumulado do ano, mas depois corrigiu devido aos receios com uma nova onda de infeções nos EUA e na China.

"Grande parte da incerteza com evolução da economia está ligada à incerteza com o ritmo da doença e os efeitos das medidas de contenção", avisou Powell, assinalando que até a "população  ter confiança que a propagação da doença está contida, é improvável uma recuperação total".  

Ver comentários
Saber mais Jerome Powell Fed
Mais lidas
Outras Notícias