Política Monetária Powell reforça expectativa de descida de juros nos EUA

Powell reforça expectativa de descida de juros nos EUA

Jerome Powell garante que a Fed vai atuar para suportar a economia americana, num ambiente de elevada incerteza devido à guerra comercial. O discurso do responsável aumenta a especulação de um cenário de corte de juros.
Powell reforça expectativa de descida de juros nos EUA
EPA
Negócios 04 de junho de 2019 às 15:32

O presidente da Reserva Federal (Fed), Jerome Powell, admite que a incerteza é atualmente elevada, não sendo possível antecipar cenários. Mas há uma coisa que está garantida: a Fed vai atuar de forma a ajudar a economia americana, afirmou o responsável num discurso, citado pela Bloomberg.

 

Jerome Powell realçou que "não sabemos como e quando é que estas questões estarão resolvidas", referindo-se às "negociações comerciais e outras questões".

 

"Estamos a monitorizar de perto as implicações destes desenvolvimentos para a economia dos EUA e, como sempre, vamos atuar de forma apropriada para apoiar a expansão [económica], com um mercado de trabalho forte e uma inflação próxima do objetivo de 2%", afirmou, citado pela agência de informação.

 

A Reuters realça que Powell não fez referência aos objetivos da Fed em termos de taxas de juro, nem reforçou a ideia de ser "paciente", que tem sido reiterada nos últimos tempos.

A pressão sobre a Fed para que desça os juros nos EUA tem aumentado, numa altura em que a guerra comercial tem escalado e elevado a incerteza em torno da evolução da economia mundial. 

 
Já ontem, o líder da Reserva Federal de St. Louis, James Bullard, considerou que poderá ser necessário decretar um aumento da taxa de juro de referência dos Estados Unidos em "breve". 




Marketing Automation certified by E-GOI