Mercados Responsáveis da Fed mostram preocupação sobre nervosismo nos mercados

Responsáveis da Fed mostram preocupação sobre nervosismo nos mercados

As minutas da reunião de Janeiro do Comité de Política Monetária da Reserva Federal dos EUA mostram uma maior preocupação sobre as quedas nos mercados financeiros e a com o baixo valor das matérias-primas.
A carregar o vídeo ...
Rui Barroso 17 de fevereiro de 2016 às 19:32

Os membros do Comité de Política Monetária da Reserva Federal dos EUA continuaram a alertar que existem riscos para a economia norte-americana decorrentes da incerteza sobre a economia global e da instabilidade nos mercados financeiros. "Muitos participantes continuam a entender que a deterioração na situação económica no exterior podem colocar riscos em baixa para as perspectivas do crescimento nos EUA", revelam as minutas da reunião de política monetária de final de Janeiro, em que a Fed decidiu manter as taxas de juro.

Os responsáveis pela política monetária da maior economia do mundo mostraram ainda preocupação em relação à subida do dólar. "É esperado que o aumento do valor do dólar seja uma fonte persistente de restrição das exportações líquidas dos EUA, e alguns participantes apontaram o risco de subidas adicionais do dólar", referem as minutas.

Outro dos focos de preocupação foi o "abrandamento do crescimento na China", um factor que "restringe a expansão económica num número de países". Foram citados ainda alguns riscos persistentes para as perspectivas económicas internacionais como as pressões desinflacionistas e as tensões no Médio Oriente e na Ucrânia.

Apesar da maior percepção de riscos, os responsáveis da Fed destacaram os dados positivos do mercado de trabalho. "As condições voltaram a melhorar, com fortes ganhos de postos de trabalho e uma menor taxa de desemprego". 




pub

Marketing Automation certified by E-GOI