Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

2,1 milhões de pessoas já responderam aos Censos pela Internet

Número de respostas por via digital superam as expectativas do INE, cujo objectivo é "descolar" das experiências internacionais.

Diogo Cavaleiro diogocavaleiro@negocios.pt 28 de Março de 2011 às 13:31
  • Assine já 1€/1 mês
  • 5
  • ...
Os Censos 2011 pela internet estão acessíveis há uma semana e já há 2,1 milhões de pessoas recenseadas, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), que coordena a operação.

Até às 9 horas de hoje, tinham sido entregues os questionários de 815 mil alojamentos, que correspondem, aproximadamente, a essas 2,1 milhões de pessoas já recenseadas este ano.

No entanto, o número de respostas pela Internet poderá vir a ser maior, já que o processo por via digital vai manter-se por mais duas semanas, terminando apenas a 10 de Abril.

Em nota enviada às redacções, o INE solicita à população que “não deixe a resposta para os últimos dias, por forma a evitar congestionamentos” na página de Internet. Isto porque no primeiro dia de respostas, o site registou vários problemas de acesso, ficando até várias vezes em baixo.

Apesar disso, a participação nos Censos 2011 pela Internet está a impressionar o INE. Em declarações à TSF, a presidente Alda de Carvalho admitiu que, com os números agora divulgados, as suas “expectativas estão confirmadas” e, por isso, adiantou que as mesmas poderão vir a ser “superadas”, dado que a recolha por Internet ainda não terminou.

Ao Negócios, no dia 7 de Março, Alda de Carvalho tinha referido que o objectivo das respostas através da Internet era o de “descolar da experiência dos outros países”. A taxa máxima de respostas por Internet foi de 22% no Canadá, em 2006. A presidente do INE disse hoje à TSF que a execução no caso português “será necessariamente muito significativa, mesmo a nível internacional”.

Após 10 de Abril, as respostas podem continuar a ser dadas em mão até 24 do mesmo mês. Os inquéritos em papel já preenchidos começam hoje a ser recolhidos pelos recenseadores nas habitações. Os resultados do XV Recenseamento Geral da População e do V Recenseamento Geral da Habitação serão conhecidos em finais de Dezembro ou inícios de Janeiro de 2012. No entanto, os números definitivos só serão conhecidos em Dezembro do próximo ano.

Ver comentários
Saber mais Censos 2011 INE Instituto Nacional de Estatística
Mais lidas
Outras Notícias