Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

A dois meses das eleições autárquicas, PSD volta à Festa do Pontal

O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, regressa este domingo pela oitava vez à Festa do Pontal, a primeira iniciativa da ‘rentrée’ do PSD, que volta a reunir os sociais-democratas no calçadão de Quarteira, no Algarve.

Correio da Manhã
Lusa 13 de Agosto de 2017 às 11:22
  • Assine já 1€/1 mês
  • 5
  • ...

A menos de dois meses das eleições autárquicas, nas quais os sociais-democratas têm como objectivo ganhar as eleições e conquistar o maior número de câmaras e juntas de freguesia, o partido arranca para as últimas semanas de pré-campanha em ‘território’ socialista.

 

Nas autárquicas de 2013, o PSD conquistou apenas cinco dos 16 municípios algarvios, com o PS a vencer em dez concelhos e a CDU na autarquia de Silves.

 

Passos Coelho já disse que o partido precisa de "pôr todas as forças no terreno" para enfrentar as eleições de 1 de Outubro e recomendou aos candidatos sociais-democratas para fazerem uma campanha com sobriedade nas promessas, porque há "políticos que gostam de vender demasiada ilusão".

 

"Isto não é um concurso de estrelas, nem uma feira de gado", advertiu em Maio Passos Coelho, que também já assegurou que não se demitirá se o partido tiver um mau resultado nas autárquicas.

 

"Eu nunca me demitiria de líder do PSD por um mau resultado autárquico", assegurou o líder do PSD em Abril, sublinhando que nunca lançaria instabilidade dentro do partido "a propósito de eleições que têm significado local e não nacional".

 

Foi em 2010 que Passos Coelho pisou pela primeira vez o palco da festa social-democrata, quatro meses depois de ter chegado à liderança do PSD, sucedendo a Manuela Ferreira Leite, que enquanto presidente do partido nunca foi ao Pontal.

 

No ano seguinte, foi também já como primeiro-ministro que Passos Coelho discursou no Pontal, algo que não acontecia desde a década de 1990, com Cavaco Silva.

 

Com a ‘troika’ em Portugal e o país a atravessar uma das mais graves crises dos últimos anos, em 2012 o PSD optou por sair da ‘rua’ e fazer a Festa do Pontal num salão de um parque aquático, a poucos quilómetros de distância. Na altura, os sociais-democratas justificaram a mudança com "motivos de ordem financeira e logística".

 

Em 2013, os ‘laranjas’ voltaram a uma das ruas mais movimentadas de Quarteira, a marginal mesmo em frente à praia, repetindo desde esse ano sem interrupções o mesmo ‘figurino’ da festa.

 

A Festa do Pontal realizou-se pela primeira vez há 38 anos, em Agosto de 1976, ocasião em que decorreu no Pinhal do Pontal, junto à Ria Formosa, em Faro, e chegou a contar por duas vezes com a presença de Sá Carneiro.

 

Após um interregno de sete anos, a festa foi retomada em 2005 pelo então líder do PSD/Algarve Mendes Bota, na baixa de Faro.

Ver comentários
Saber mais Passos Coelho PS Algarve Manuela Ferreira Leite Cavaco Silva Pontal Festa do Pontal Sá Carneiro política Mendes Bota
Outras Notícias