Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

A ministra das Finanças que bateu a campeã mundial de xadrez

Diz que o xadrez lhe moldou a vida e que todas as pessoas deviam conhecer o jogo. Agora, Dana Reizniece-Ozola, além do cargo executivo que detém no Governo de Riga, pode acrescentar ao seu palmarés pessoal uma vitória de peso.

DR
Negócios 08 de Setembro de 2016 às 12:39
  • Assine já 1€/1 mês
  • 4
  • ...

Dana Reizniece-Ozola, 34 anos, mãe de quatro filhos, venceu na segunda-feira a campeã do mundo da modalidade, Yifán Hou, na Olímpiada de Xadrez que se realiza no Azerbaijão.

Este, que foi o seu melhor resultado individual da sua carreira, ganha um interesse reforçado quando se percebe que, além de xadrezista de prestígio – foi bi-campeã europeia sub-18 e quatro vezes campeã nacional - Dana é também, desde 2014, a ministra das Finanças da Letónia.


Conta o El País que o facto de viajar muito enquanto jogadora de alta competição a levou a ter de se superar para recuperar o atraso na matéria nas aulas. O xadrez ensinou-a a "aproveitar o tempo ao máximo e a trabalhar duramente." É aliás o contrapeso para a sua actividade ministerial, permitindo-lhe "recarregar as baterias" para a actividade "esgotante" da política.


Desde segunda-feira que, diz o jornal espanhol, se tornou numa "heroína nacional". O site oficial da organização das Olímpiadas salienta que, mesmo com um Eurogrupo à porta – a reunião dos ministros das Finanças do euro acontece esta sexta-feira -, Reizniece-Ozola arranjou tempo para a competição.


"No xadrez não podes enganar-te nem enganar os outros: as tua jogadas indicam a tua força", afirma, dizendo que o facto de ser uma xadrezista a ajuda a reforçar a sua posição em dois mundos – o do xadrez e o da política – predominantemente masculinos. 

"Colocam-me automaticamente a etiqueta de ‘mulher inteligente’, o que é muito útil – ainda que seja apenas uma imagem," afirma ao El País. 

Além do xadrez e da política - onde também foi deputada -, Dana conta no seu currículo com treino em gestão aeroespacial na NASA e um cargo de gestão no cluster aerospacial letão.

Ver comentários
Saber mais Xadrez política economia negócios e finanças
Outras Notícias