Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Alberto João Jardim: "Os madeirenses assumem as suas responsabilidades"

Governo Regional da Madeira reiterou na segunda-feira à noite que os madeirenses vão assumir as suas responsabilidades, remetendo para a discussão do programa do Executivo a informação sobre o processo negocial com Lisboa.

Lusa 15 de Novembro de 2011 às 07:38
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...
"Os madeirenses assumem as suas responsabilidades. Os portugueses do Continente assumem as suas responsabilidades", afirmou Alberto João Jardim aos jornalistas à chegada ao aeroporto da Madeira, depois de ter estado reunido, em Lisboa, com o primeiro-ministro e o ministro das Finanças.

Questionado sobre a eventualidade de haver mais penalizações para a população do arquipélago, Alberto João Jardim insistiu: "Eu nunca disse isso", acusando a oposição de ter inventado essa possibilidade.

"Os frutos são iguais aos do resto do País. Vai ser produzida exactamente a mesma fruta para todos", garantiu o presidente do Executivo madeirense.

Alberto João Jardim acrescentou que "os trabalhos estão numa fase em que ainda é muito cedo para dizer qualquer coisa".

O chefe do Executivo regional da Madeira prometeu mais informação para quando for a discussão do Programa do Governo, adiantando que, "depois, o plano de ajustamento financeiro da Madeira dará origem depois a um orçamento regional", que disse também levará ao parlamento regional.

À pergunta se saiu animado das duas reuniões que teve em Lisboa, Alberto João Jardim respondeu: "Sou sempre uma pessoa animada".

O presidente do Governo Regional da Madeira reuniu-se na segunda-feira à tarde com o ministro das Finanças, Vítor Gaspar, depois de um encontro de quase duas horas com o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.

De acordo com uma fonte do Executivo nacional, o programa de assistência financeira a aplicar à Região Autónoma da Madeira foi um dos temas debatidos no encontro, que também cumpriu o formalismo de apresentação de cumprimentos ao primeiro-ministro, na sequência da tomada de posse do governo madeirense, na quarta-feira da semana passada.

No final da reunião, da qual Alberto João Jardim saiu em silêncio, o líder madeirense foi recebido pelo ministro das Finanças, Vítor Gaspar, confirmou à Agência Lusa fonte oficial do Ministério das Finanças, que não adiantou os assuntos abordados.

Para intermediar as negociações com o Ministério das Finanças de um programa de assistência para a região da Madeira, o Executivo regional vai constituir uma equipa, disse fonte do Governo liderado por Pedro Passos Coelho à Agência Lusa.

"A equipa será provavelmente chefiada pelo secretário regional do Plano e Finanças", Ventura Garcês, declarou a mesma fonte.

Ver comentários
Saber mais Alberto João Jardim madeirenses responsabilidades
Mais lidas
Outras Notícias