Notícia
As 10 propostas de António Costa para legislar "menos e melhor"
O secretário-geral do Partido Socialista apresentou esta sexta-feira várias propostas para que os governos em Portugal legislem menos e melhor.
- Assine já 1€/1 mês
- 4
- ...
António Costa avançou esta sexta-feira com 10 propostas para "Legislar Menos, Legislar Melhor".
Estas foram apresentadas num discurso efectuado pelo secretário-geral do PS, no encerramento de uma conferência subordinada ao tema "Governar melhor, legislar menos e legislar melhor" na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.
O gabinete de imprensa do PS sintetizou as ideias de António Costa em 10 propostas:
1- Aprovar legislação no Conselho de Ministros uma vez por mês, mantendo a periodicidade semanal das suas reuniões.
2 - Melhorar o acompanhamento da produção da legislação comunitária, e a sua transposição, evitando que ela fixe novos encargos administrativos e exigências burocráticas.
3 - Avaliar previamente os impactos de certos diplomas.
4 - Rever sistematicamente o "stock" legislativo, fixando metas quantitativas para a sua redução e procedendo à sua consolidação.
5 - Aprovar a lei juntamente com todos os seus regulamentos, evitando a existência de leis não regulamentadas e que a simplificação introduzida na lei seja distorcida na fase da sua regulamentação
6 - Garantir que a lei do orçamento só contêm a legislação necessária ao seu cumprimento, deixando de incorporar outra legislação avulsa.
7 - Garantir que as alterações nos regimes fiscais são feitas apenas uma vez por legislatura, no seu início, e desse modo respeitar um princípio de estabilidade e previsibilidade fiscal.
8 - Fixar duas datas, por ano para a entrada em vigor de novos diplomas que afetem o funcionamento das empresas.
9 - Introduzir em certos diplomas uma norma com um prazo para a sua revisão e/ou eliminação.
10 - Acompanhar o "ciclo de vida" da legislação e utilizar metodologias que permitam a sua avaliação para saber se cumpriu os seus objetivos e se se mantém adequada aos fins para que foi criada.