Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Bagão Félix: Sócrates insiste em assumir o papel de "padeira de Aljubarrota"

O economista e conselheiro de Estado António Bagão Félix considerou hoje que o país está numa situação limite mas o primeiro-ministro insiste em assumir o papel de "padeira de Aljubarrota".

Lusa 05 de Abril de 2011 às 10:31
  • Assine já 1€/1 mês
  • 16
  • ...
Questionado pela agência Lusa sobre a decisão da banca nacional de cortar o crédito ao Estado, noticiada pelo Jornal de Negócios, Bagão Félix assumiu que esta posição significa que o país está "numa situação limite".

O economista afirmou que os últimos leilões foram concertados, em parte através do sistema bancário nacional, que tem adoptado uma "atitude correcta" para com o Estado e o Governo, ajudando o país.

"Os bancos, por sua vez, também estão com grandes dificuldades, estão a ter um grande financiamento do Banco Central Europeu, creio que - segundo os últimos números - no total de 40 mil milhões de euros e portanto estamos numa situação limite", sustentou.

O Jornal de Negócios noticia hoje que os líderes dos principais bancos portugueses se reuniram na segunda-feira no Banco de Portugal e decidiram não emprestar mais dinheiro ao Estado, instando o Governo a pedir a Bruxelas um apoio intercalar de 15 mil milhões de euros.

Num texto assinado pelos director e directora-adjunta do jornal, o Negócios adianta que os bancos não vão comprar mais dívida pública portuguesa nos próximos meses e que os 15 mil milhões de euros que defendem deverem ser pedidos de imediato servirão "só para chegar ao verão".

O presidente do BCP, Carlos Santos Ferreira, disse na segunda-feira, numa entrevista na TVI, ser "indispensável que Portugal peça um apoio intercalar à Comissão Europeia", acrescentando que será indispensável que o novo Governo peça um apoio ao Fundo Europeu de Estabilização.

A agência Lusa contactou o Ministério das Finanças, a Associação Portuguesa de Bancos e os bancos BCP e o BPI, mas até ao momento não obteve qualquer resposta.









Ver comentários
Saber mais Bagão Félix padeira d Aljubarrota Economia Política
Outras Notícias