Política Boris Johnson demite-se do governo de Theresa May

Boris Johnson demite-se do governo de Theresa May

É o terceiro membro do governo de Theresa May a abandonar o cargo, em 24 horas.
Boris Johnson demite-se do governo de Theresa May
Reuters
Sábado 09 de julho de 2018 às 15:07
Boris Johnson apresentou a demissão de ministro dos Negócios Estrangeiros. É a terceira baixa no governo de Theresa May em 24 horas. A sua saída segue-se à de David Davis, que era ministro do Brexit, e de Steve Baker, o número 2 de Davis. 
"Esta tarde, a primeira-ministra aceitou a demissão de Boris Johnson enquanto ministro dos Negócios Estrangeiros. O seu substituto será anunciado em breve. A primeira-ministra agradece a Boris pelo seu trabalho", lê-se num comunicado do número 10 de Downing Street.

As saídas ocorrem depois de May ter conseguido um acordo com os seus ministros na sexta-feira, dia 6. Por não concordar com as linhas traçadas pela primeira-ministra, Johnson abandona o governo britânico. Segundo o The Guardian, referiu-se ao plano de May e à sua divulgação como "polir uma bosta". 

May vai esta segunda-feira ao Parlamento britânico e pode enfrentar uma moção de censura, o que coloca o seu governo em perigo. 

Esta perspectiva de que o Governo de May pode cair está a penalizar a moeda britânica, embora as oscilações sejma ténues. A libra está a recuar 0,1% face à moeda norte-americana, para 1,3273 dólares, e a descer 0,2% face à divida europeia, a ceder 0,2% para para 88,58 pence. 

Líder trabalhista pede demissão de PM Theresa May

 

O líder do partido Trabalhista, Jeremy Corbyn, pediu a demissão da primeira-ministra, Theresa May, acusando-a da incapacidade em negociar um acordo para o 'Brexit'.

 

"Num momento tão crucial para o nosso país nestas negociações cruciais, precisamos de um governo que seja capaz de governar e de negociar para o bem deste país e seu povo. O governo precisa agir em conjunto e fazê-lo rapidamente e se não puder, deve abrir caminho para aqueles que podem", afirmou no parlamento, citado pela Lusa.




pub