Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Brasil regista criação recorde de emprego acima dos 2 milhões

Ministro do Trabalho espanhol afirma que razão para tão forte crescimento se deve ao facto de país ter estado em crise em 2009.

Negócios negocios@negocios.pt 18 de Janeiro de 2011 às 19:58
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
O Brasil criou 2,52 milhões de empregos em 2010, um novo recorde histórico que ultrapassa em muito o anterior máximo, quando foram abertas 1,61 milhões de vagas, segundo os dados do Cadasto Geral de Empregados e Desempregados (Caged) hoje divulgados.

De acordo com a versão online do jornal “O Globo”, o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, declarou que, em 2009, a economia sofreu uma paralisação e a consequência foi que a retoma, no ano passado, tenha sido “mais forte”. “Essa comparação favorece 2010”, disse o ministro, já que “o pós-crise ajudou a recuperar o que tinha perdido e a crescer ao ritmo normal de antes”.

O jornal brasileiro refere também que a meta de 2,5 milhões do ministro foi atingida apenas porque a forma de contabilização foi alterada e contou com aqueles que tinham entregue a declaração fora de prazo. Sem esta mudança, haveria em 2010 apenas 2,13 milhões de empregos, sendo que o recorde seria atingido da mesma forma.

Apesar disso, o “Estadão” salienta que, no mês de Dezembro, as contratações foram inferiores às demissões em 407 mil postos perdidos. No entanto, é vulgar isso acontecer nos meses de Dezembro, como comprovam os números, pelo menos em todos os últimos meses dos anos em que Lula foi presidente do Brasil.
Ver comentários
Saber mais Brasil emprego Caged
Outras Notícias