Política Capoulas Santos volta à Agricultura

Capoulas Santos volta à Agricultura

Antigo ministro de António Guterres para a Agricultura, Luís Capoulas santos volta às funções de ministro da tutela, após 10 anos como deputado europeu.
Capoulas Santos volta à Agricultura
Negócios 25 de novembro de 2015 às 13:20

Aos 64 anos, Luís Capoulas Santos vai entrar, pela terceira vez, na porta do Ministério da Agricultura no Terreiro do Paço, como governante.

Nos Executivos liderados por António Guterres, exerceu o cargo de secretário de Estado da Agricultura (de 1995 a 1998) e de ministro da tutela, entre 1999 e 2002, depois da saída de Fernando Gomes da Silva e antes de Sevinate Pinto (2002 a 2004), que o sucedeu já na liderança governamental de Durão Barroso.

Saiu do Governo em 2002, mas não deixou a área da agricultura, quando, a partir de 2004, foi eleito, pelo PS, para o Parlamento Europeu, onde esteve durante dois mandatos, com presença quase contínua nas comissões de Agricultura e das Pescas entre 2004 e 2014.

Com Assunção Cristas, ministra da Agricultura do Governo de coligação PSD/CDS-PP, teve, desde Junho de 2011, uma relação "diplomática" por força, também, ter sido escolhido pelo hemiciclo de Estrasburgo, no último mandato, para representar o Parlamento Europeu na avaliação e negociação com a Comisão Europeia da última reforma da PAC - Política Agrícola Comum. A sua saída do PE, em 2014, contudo, quebrou aquela relação institucional e intensificou as cores políticas das partes. Os efeitos nacionais do fim das quotas leiteiras na União Europeia (1 de Abril deste ano), motivou a última troca de críticas entre Cristas, o PS e  Capoulas Santos.

Como Edite Estrela, Correia de Campos e Vital Moreira, ficou, na Primavera de 2014, de fora da lista do PS às europeias. Em reacção, disse: "O meu perfil não se enquadra nas prioridades que foram definidas, mas reconheço que é uma boa lista, e a prova disso é que foi aprovada por unanimidade" pela Comissão Política Nacional do PS a 24 de Março do ano passado.

Licenciado em Sociologia, antigo técnico superior de agricultura e deputado da Assembleia da República (1991 e 1995), é desde 2013, membro da Assembleia Municipal de Évora (Capoulas Santos é natural de Montemor-o-Novo, tendo sido vereador da Câmara em 1976) e preside actualmente à Federação Distrital de Évora do PS.




pub