Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Catarina Martins: Há "uma aliança do Bloco Central" preocupante sobre o sistema financeiro

A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE) transmitiu esta sexta-feira uma mensagem de estabilidade da actual solução governativa, mas considerou que existe "uma aliança do Bloco Central" entre PS e PSD "preocupante" em relação ao sistema financeiro.

Um Governo que 'não tenha Pedro Passos Coelho nem Paulo Portas, que vire a página da direita e que permita proteger emprego, salários e pensões', e cuja forma 'será conhecida logo que possível', em 'um dia ou dois'.
Miguel Baltazar/Negócios
Lusa 21 de Outubro de 2016 às 16:22
  • Assine já 1€/1 mês
  • 25
  • ...

Em declarações aos jornalistas, no final de uma audiência no Palácio de Belém, Catarina Martins não quis entrar em detalhes sobre propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2017, remetendo esse debate para o Parlamento: "Em todo o caso, o BE tem todo o prazer e disponibilidade para trocar informações com o Presidente da República."

 

Por outro lado, a coordenadora do BE reiterou que para o seu partido é essencial fazer uma reestruturação da dívida pública, mas acrescentou: "Nestes temas as posições estão consolidadas, é preciso é que exista a maioria política para avançar. E o PS, como sabem, não constrói essa maioria connosco".

 

Questionada sobre os salários dos administradores da Caixa Geral de Depósitos (CGD), Catarina Martins afirmou que "sobre o sistema financeiro as divergências entre o Bloco e o Governo são imensas" desde o primeiro momento.

 

"Julgo que o primeiro sinal que existiu foi o Orçamento rectificativo do Banif que, como sabe, o BE votou contra, e passou com o apoio do PSD. Mais uma vez, no que diz respeito aos salários do conselho de administração da CGD, foi votada há dois dias uma proposta, no caso, do PCP", prosseguiu, referindo que " quem votou ao lado do PS para manter os salários dos gestores foi mais uma vez o PSD".

 

A coordenadora do BE concluiu que "para o BE é preocupante que no que diz respeito ao sistema financeiro exista uma aliança do Bloco Central que não tem permitido uma alteração significativa na forma como o país encara o sistema financeiro".

 

"Mas não deixaremos, naturalmente, de trabalhar sobre essa matéria", ressalvou.

Ver comentários
Saber mais Catarina Martins Palácio de Belém Orçamento do Estado Parlamento BE Presidente da República PS Caixa Geral de Depósitos CGD PCP Bloco Central política
Mais lidas
Outras Notícias