Política Cavaco Silva fecha ciclo ao receber condecoração de sucessor

Cavaco Silva fecha ciclo ao receber condecoração de sucessor

O momento também vai marcar o dia de tomada de posse de Marcelo Rebelo de Sousa. "Agora é que acabou mesmo", declarou Cavaco Silva no final dos cumprimentos pela condecoração.
Cavaco Silva fecha ciclo ao receber condecoração de sucessor
Miguel Baltazar
Negócios com Lusa 09 de março de 2016 às 20:11
Foi a segunda vez que o primeiro presidente cessante recebeu o Grande-Colar da Ordem da Liberdade no dia da saída. Marcelo Rebelo de Sousa, o seu sucessor, quis marcar o momento, e fica, assim, também, registado no dia da tomada de posse.

No Palácio Nacional da Ajuda, Cavaco Silva recebeu, no dia em que saiu de Belém, a condecoração nacional. Tal como Cavaco Silva tinha feito com o seu antecessor na Presidência, Jorge Sampaio que recebeu, dia 9 de Março de 2006, o mais alto grau da Ordem. O dia em que Cavaco Silva assumiu o primeiro mandato como Presidente. Mas foi Jorge Sampaio quem pela primeira vez atribuiu, e no dia da saída, esta comenda ao Presidente cessante. Jorge Sampaio condecorou Mário Soares, em 1996, quando assumiu o seu primeiro mandato, na conclusão do segundo de Soares.

Só Ramalho Eanes, de acordo com o site da Presidência, teve de esperar para receber a comenda. O Grande-Colar da Ordem da Liberdade foi-lhe entregue a 18 de Dezembro de 2015.

Aos presidentes que terminem mandato está destinado o Grande-Colar da Ordem Militar da Torre e Espada, mas Jorge Sampaio alargou as condecorações às mais altas figuras de Estado quando cessam mandato. O Grande-Colar da Ordem Militar da Torre e Espada foi entregue a Américo Thomaz em 1963. Ramalho Eanes recebeu-o em 1986, Mário Soares em 1991, Jorge Sampaio em 2006, e Cavaco Silva em 2011. 

No final da condecoração, e depois de muitos cumprimentos, Cavaco Silva teve poucas palavras: "Eu só posso agradecer a generosidade do novo Presidente da República. As condecorações aceitam-se, não se discutem. E até há quem diga que não se agradecem. Agora vou descansar. Obrigado", disse, citado pela Lusa, acrescentando aos jornalistas, segundo o Público: "agora é que acabou mesmo". Apelidou ainda o dia como "o fim de um ciclo".



pub

Marketing Automation certified by E-GOI