Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Cavaco sublinha importância de ligações ferroviárias rápidas ao resto da Europa

O Presidente da República sublinhou hoje que a concretização das ligações ferroviárias rápidas ao resto da Europa é essencial para o desenvolvimento do porto de Sines, dizendo que recebeu em Singapura "um grande desejo" de investir mais nesta estrutura.

Negócios negocios@negocios.pt 28 de Maio de 2012 às 11:38
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...
Numa visita ao Porto de Singapura, Cavaco Silva encontrou-se com o presidente da PSA, Fock Siew Wah, empresa que gere este porto e um terminal de contentores do porto de Sines, acompanhado pelo ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, e pela presidente do porto de Sines, Lídia Sequeira.

"As palavras que ouvimos do presidente da empresa foram extremamente positivas e encorajadoras, um grande desejo de investir em Portugal, não olhando apenas para o nosso mercado interno, mas também Espanha e resto da Europa", afirmou Cavaco Silva, em declarações aos jornalistas num dos terminais de contentores do gigantesco porto de Singapura.

O chefe de Estado sublinhou ainda que foram pedidas ao ministro da Economia "ligações ferroviárias rápidas, a velocidades razoáveis, a Espanha", e que o presidente do PSA considera Sines "um dos portos melhores de toda a Europa para fazer a ligação à Ásia e Europa",

Na deslocação ao porto, integrada na visita oficial que realiza a esta cidade-Estado, o Presidente sublinhou ainda que o porto de Sines quer "ter num ano o movimento [de contentores] que Singapura tem neste momento num mês", 2,5 milhões.

"Portanto quintuplicar [o movimento], é um grande desafio para o Governo que está aqui representado pelo sr. ministro da Economia que tem a tutela do mar e para a diretora do porto de Sines", disse.

Questionado se as medidas de austeridade não poderão travar a melhoria das linhas ferroviárias europeias, o ministro Álvaro Santos Pereira sublinhou que não se trata de alta velocidade mas de velocidade em bitola europeia, lembrando que na última cimeira luso-espanhola ficou acordado esse objectivo.

"Embora possa não parecer, o sr. ministro pôs as barbas de molho", gracejou Cavaco, na resposta.

Durante a visita, o presidente da PSA pediu ainda à Europa que "resolva os seus problemas rapidamente".

"Vamos resolver", garantiu Cavaco Silva.

Ver comentários
Saber mais Cavaco ligações ferroviárias resto Europa
Outras Notícias