A carregar o vídeo ...
Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

CDS quer demissão do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais

O CDS pediu esta quarta-feira a demissão do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais por considerar "reprovável e grave" que tenha viajado a convite da Galp para assistir a jogos da selecção de futebol no Campeonato Europeu/2016.

Miguel Baltazar/Negócios
Lusa 03 de Agosto de 2016 às 23:38
  • Assine já 1€/1 mês
  • 14
  • ...

A edição online da revista Sábado noticiou hoje que o secretário de Estado Fernando Rocha Andrade viajou a convite da Galp para assistir a encontros da selecção portuguesa durante a fase de grupos do Europeu.

 

"É um procedimento reprovável e não é de maneira nenhuma aceitável. A situação é reprovável e grave", afirmou esta noite à agência Lusa o deputado e vice-presidente do CDS Telmo Correia, lembrando que a Galp tem um "conflito público com o Estado".

 

Para o CDS, o primeiro-ministro "deve esclarecer como como vê a permanência de um secretário de Estado nestas condições no Governo".

 

Além disso, o CDS quer o secretário de Estado tire "as consequências óbvias do seu comportamento", afirmando que essas consequências são a demissão do cargo.

 

O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais veio já dizer que pretende reembolsar a Galp da despesa da viagem para assistir a jogos da selecção no Campeonato da Europa, embora encare com normalidade ter aceitado o convite da empresa.

 

Numa nota enviada à Lusa pelo gabinete de imprensa do Ministério das Finanças, o secretário de Estado confirma que aceitou o convite feito pela Galp, "enquanto entidade patrocinadora da Selecção Nacional", para assistir a dois jogos.

 

O governante sublinha que "considerou o convite natural, dentro da adequação social" e entende que "não existe conflito de interesses". "No entanto, para que não restem dúvidas sobre a independência do Governo e do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, o secretário de Estado contactou a Galp no sentido de reembolsar a empresa da despesa efectuada", refere o Ministério das Finanças.

 

Ver comentários
Saber mais secretário de Estado Fernando Rocha Andrade Galp Telmo Correia CDS secretário de Estado dos Assuntos Fiscais Campeonato da Europa Selecção Nacional política
Outras Notícias