Política Convenção do Bloco apupa representante do Syriza

Convenção do Bloco apupa representante do Syriza

Os militantes do Bloco de Esquerda apuparam o representante do partido grego Syriza, que está actualmente no poder na Grécia. O Syriza era considerado o partido irmão do Bloco, mas os bloquistas têm-se afastado progressivamente do partido de Alexis Tsipras.
Convenção do Bloco apupa representante do Syriza
Correio da Manhã
Bruno Simões 26 de junho de 2016 às 13:43

A Convenção do Bloco de Esquerda não perdoou o rumo que está a ser seguido pelo Governo de Alexis Tsipras na Grécia e apupou o representante que o partido de esquerda radical Syriza enviou para o conclave português. O apupo aconteceu quando estavam a ser apresentadas as figuras que compõem a delegação internacional que foi convidada para assistir à Convenção. Quando foi anunciado o representante do Syriza, o auditório do Pavilhão do Casal Vistoso, em Lisboa, respondeu com apupos.

 

O Bloco de Esquerda tem-se afastado progressivamente da governação que está a ser protagonizada pelo Syriza na Grécia, em especial depois de o Governo liderado por Alexis Tsipras ter aceitado um terceiro resgate no país, com condições gravosas. O Syriza prometia, na campanha eleitoral, rejeitar mais austeridade na Grécia.

 

Em entrevista ao i, na passada sexta-feira, Mariana Mortágua assumia o distanciamento. "Não sei o que é hoje o Syriza. Nem o Syriza sabe", assumiu.

 

Os restantes convidados internacionais foram todos aplaudidos, em especial o representante do Podemos. A comitiva de partidos estrangeiros é alargada e inclui representantes de diversos partidos da esquerda europeia, incluindo de diversos partidos comunistas.

 

Também as comitivas do PS, PCP e Verdes foram muito aplaudidas pelos militantes do Bloco de Esquerda.

O maior aplauso, contudo, ficou reservado para a CGTP e para a Fenprof, duas estruturas sindicais ligadas ao PCP. A UGT (ligada ao PS) também foi apupada.

 

Catarina Martins vai encerrar a Convenção com um discurso às 13:30.

 




pub

Marketing Automation certified by E-GOI