Política Costa engana-se e coloca jornalista do Negócios no Governo de Passos

Costa engana-se e coloca jornalista do Negócios no Governo de Passos

No debate quinzenal desta manhã, António Costa afirmou que a jornalista do Negócios Eva Gaspar foi assessora de Passos Coelho. Não foi, como o próprio social-democrata fez questão de assinalar. A assessora em causa era Eva Cabral.
Costa engana-se e coloca jornalista do Negócios no Governo de Passos
Bruno Simões 27 de maio de 2016 às 12:38

Bem no início do debate quinzenal desta manhã, António Costa queria provar que Passos Coelho fez Portugal regredir enquanto chefiou o Governo. Para o demonstrar, recorreu a uma notícia do Negócios de 2011. "Vamos ver se nos entendemos. Vou ao Jornal de Negócios de 25 de Outubro de 2011", ler "uma peça assinada por uma insuspeita jornalista que depois foi sua assessora, Eva Gaspar, que diz ‘Só vamos sair desta situação empobrecendo’".

 

O texto existe, de facto, e contém uma das frases mais marcantes de toda a legislatura que contou com Passos Coelho como chefe do Governo. Na ocasião, poucos meses depois de ganhar as eleições, o então primeiro-ministro admitia, preto no branco, que a população ia sofrer com o ajustamento que se aproximava. "Só vamos sair desta situação empobrecendo em termos relativos e mesmo em termos absolutos, porque o PIB está a cair", notou.

 

Mas António Costa enganou-se ao referir que Eva Gaspar se tornou assessora de Passos Coelho. A jornalista continua a trabalhar no Negócios e manteve-se nesta redacção durante todo o período em que Passos Coelho liderou o Governo.

 

Como fez questão de referir Passos Coelho, a assessora em causa era Eva Cabral, ela própria ex-jornalista, sim, mas do Diário de Notícias, onde era jornalista parlamentar. "Não é Eva Gaspar: gostaria que a Eva Cabral, que foi minha assessora de facto, pudesse ser convenientemente citada para futuro, se for caso disso", esclareceu Passos Coelho no final do debate, num apontamento bem-humorado.

 

Eva Cabral, e não Gaspar, foi assessora para os assuntos sociais do gabinete do ex-primeiro-ministro.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI