Notícia
Croácia dissolve Parlamento e abre caminho a eleições legislativas em Novembro
O Parlamento croata, controlado por uma coligação de centro-esquerda, concordou esta sexta-feira em dissolver a assembleia no próximo dia 28 de Setembro, abrindo caminho à realização de eleições gerais em Novembro.
- 3
- ...
O mais recente membro da União Europeia vai dissolver o seu Parlamento na próxima segunda-feira, segundo a Reuters. A mais recente sondagem coloca o partido conservador da oposição HDZ ligeiramente à frente do bloco na liderança, liderado pelos social-democratas, mas o fosso tem estado a diminuir nos últimos meses, refere a agência britânica.
As eleições devem realizar-se no prazo de 60 dias após a dissolução do Parlamento e nunca antes de 30 dias após o anúncio da data para o escrutínio.
O presidente Kolinda Grabar-Kitarovic deverá marcar a data das eleições quando regressar da reunião da Assembleia Geral da ONU, em Nova Iorque, avança a Reuters.
O actual Governo conseguiu este ano recolocar a Croácia na via do crescimento económico, e estima que a economia cresça cerca de 1% em 2015, após seis anos de recessão que reduziram o seu PIB em cerca de 13%.
No entanto, muitos analistas consideram que o Executivo não conseguiu reformar de forma adequada a economia, de modo a tornar o crescimento sustentável, conter a crescente dívida pública de cerca de 90% do PIB e reduzir o elevado desemprego (actualmente nos 16%).