Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Estados Unidos impõem novas sanções a empresas norte-coreanas e chinesas

Os Estados Unidos impuseram novas sanções específicas contra 13 empresas e entidades norte-coreanas e também chinesas, para aumentar a pressão contra as ambições nucleares da Coreia do Norte, anunciou o Tesouro norte-americano.

Lusa 21 de Novembro de 2017 às 21:50

O Presidente norte-americano, Donald Trump, designou a Coreia do Norte na segunda-feira como "Estado apoiante do terrorismo" e prometeu novas medidas punitivas iminentes para isolar o regime de Kim Jong-un e o forçar a conversações.

 

As sanções adoptadas esta terça-feira visam particularmente as empresas "que fazem do comércio com a Coreia do Norte lucros que atingem centenas de milhões de dólares", disse o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Steve Mnuchin, em comunicado.

 

As empresas são quatro sociedades de importação e exportação chinesas, assim como o proprietário de uma delas, igualmente chinês, que exporta para a Coreia do Norte, entre outros produtos, veículos motorizados ou "artigos associados a reactores nucleares".

 

De acordo com Steve Mnuchin, esta última empresa tem também sido associada a empresas relacionadas ao fabrico de armas de destruição em massa na Coreia do Norte.

 

Do lado norte-coreano, as novas sanções destinam-se a administrações, agências e empresas envolvidas no transporte marítimo, envolvidas nas estratégias do regime para contornar as sanções internacionais impostas pelo Conselho de Segurança da ONU.

 

A Corporação de Cooperação Sul-Sul da Coreia, uma entidade que "exporta" os trabalhadores da Coreia do Norte, em particular para a China, Rússia, Camboja e Polónia, para "gerar receitas" para o regime, está na lista das sanções dos Estados Unidos, que se juntam às da ONU.

Ver comentários
Saber mais Steve Mnuchin Donald Trump Coreia do Norte Rússia Conselho de Segurança da ONU Kim Jong-un China Camboja Polónia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio