Política Novo governo com 70 membros já tomou posse

Novo governo com 70 membros já tomou posse

Os 70 membros que vão integrar o XXII Governo Constitucional já tomaram posse, um a um, numa cerimónia realizada no Palácio da Ajuda e que contou com a participação do Presidente da República.
David Santiago 26 de outubro de 2019 às 10:28

O inacabado Palácio Nacional da Ajuda acolheu este sábado, a partir das 10:30, a cerimónia de tomada de posse dos 70 membros do XXII Governo Constitucional, que fazem deste executivo o maior de sempre, tanto em número total como em número de ministros e secretários de Estado.

Destes, 27 foram eleitos deputados pelo PS nas legislativas de 6 de outubro, o que significa que um quarto dos 108 candidatos socialistas que garantiram lugar na Assembleia da República transita para o Governo.

O Executivo que inicia funções este sábado é composto por 19 ministros e 50 secretários de Estado, com o primeiro-ministro a completar o elenco recorde de 70 membros (26 mulheres e 44 homens). A paridade no que diz respeito aos ministros (43%, 11 homens e 8 mulheres) é superior àquela que se verifica ao nível dos secretários de Estado (36%, 32 homens e 18 mulheres).

Face ao Governo que agora cessa funções, registam-se 24 caras novas, a maioria das quais ao nível das secretarias de Estado. Em termos de ministros há apenas duas novidades.

Depois de, esta sexta-feira, ter tomado posse a Assembleia da República resultantes das últimas eleições parlamentares, ficaram preenchidos os requisitos formais para que o novo Governo entre em funções. 

Uma vez que o Presidente da República tenha empossado, um a um, todos os novos governantes, Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa irão falar ao país a partir da Ajuda. 

Segue-se a realização do primeiro Conselho de Ministros da XIV legislatura, onde será discutido e aprovado o programa do Governo. 




pub

Marketing Automation certified by E-GOI