Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

EUA põem fim à relação com a Organização Mundial da Saúde

O presidente norte-americano anunciou que os Estados Unidos colocam hoje um ponto final na sua relação com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Carla Pedro cpedro@negocios.pt 29 de Maio de 2020 às 20:43
  • Assine já 1€/1 mês
  • 24
  • ...

Donald Trump anunciou que os EUA vão pôr fim à sua relação com a Organização Mundial da Saúde, que acusam de estar sob controlo da China e de não providenciar informação rigorosa sobre a propagação do novo coronavírus.

 

"Nós pormenorizámos as reformas que eles [OMS] deveriam realizar, mas recusaram-se a agir", disse o presidente norte-americano esta sexta-feira na Casa Branca.

 

"Vamos colocar hoje um ponto final na nossa relação com a OMS", acrescentou, citado pela Bloomberg.

 

Trump anunciou no passado dia 14 de abril que os Estados Unidos iriam suspender o financiamento da OMS, alegando que esta tinha deixado implícito, a determinado ponto, que o coronavírus "não era transmissível".

O chefe da Casa Branca também afirmou que havia informação "credível", de dezembro, sobre a suspeita da transmissão entre humanos e que a OMS não deu uma resposta apropriada. "Os seus erros provocaram imensas mortes", afirmou.

 

Posteriormente, a 19 de maio, Trump declarou que se a OMS não se comprometesse com melhorias significativas nos 30 dias seguintes, então tornaria permanente a suspensão temporára de fundos àquela organização e repensaria a participação dos EUA naquela estrutura.

Ver comentários
Saber mais OMS EUA Donald Trump Organização Mundial da Saúde China política
Mais lidas
Outras Notícias