Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Eurosondagem: PSD é o partido que mais sobe e PS o que mais desce

Em Abril, os sociais-democratas recuperaram terreno face aos socialistas. O PSD recupera os 1,5 pontos perdidos em Março, enquanto o PS cai mais de meio ponto face ao último mês. PSD e CDS juntos estão a menos de 3 pontos do partido de António Costa, que continua a ser o líder mais popular para os portugueses.

Passos Coelho Congresso PSD
Miguel Baltazar/Negócios
David Santiago dsantiago@negocios.pt 17 de Abril de 2015 às 13:57
  • Assine já 1€/1 mês
  • 120
  • ...

O PSD encurtou a diferença do PS nas intenções de voto e foi o partido que mais cresceu em Abril. É esta a principal conclusão a retirar da mais recente sondagem da Eurosondagem para o Expresso e SIC.

 

No estudo de opinião referente ao mês de Abril, verifica-se que os sociais-democratas subiram 1,5 pontos percentuais para 26,7% das intenções de voto face a Março, mês em que haviam caído precisamente 1,5 pontos. Já o PS recua 0,6 pontos para 37,5%, valores idênticos aos registados pelo partido há um ano atrás, altura em que ainda pontificava António José Seguro na liderança dos socialistas.

 

Apesar de na reunião desta terça-feira do Conselho Nacional do PSD, órgão máximo entre congressos do partido, o primeiro-ministro Passos Coelho ter deixado clara a preferência pela possibilidade de os sociais-democratas governarem sozinhos, essa não parece, para já, uma possibilidade crível. O PSD continua a mais de 10 pontos do PS.

 

Já se for tida em conta uma hipotética coligação entre os dois partidos que compõem actualmente a maioria governativa. Praticamente inalterados face a Março, os 8% do CDS permitiriam aos dois partidos ficar a menos de 3 pontos dos socialistas.

 

Já a CDU é, juntamente ao PSD, a única força partidária a subir em Abril comparativamente com o mês anterior. A coligação protagonizada por Jerónimo de Sousa sobe 0,6 pontos para os 10,2%, solidificando ainda mais o estatuto de terceira maior força.

 

O BE (4,3%), o PDR (2,8%) de Marinho e Pinto e o Livre (2,0%) descem muito ligeiramente relativamente ao último estudo da Eurosondagem e mantêm as posições.

 

António Costa é o mais popular e Catarina Martins quem mais sobe

 

Mesmo com o PS a descer ligeiramente nas intenções de voto, o secretário-geral socialista António Costa continua a ser o líder partidário mais popular junto dos portugueses, tendo visto a sua posição reforçada em 0,8 pontos para uma avaliação global positiva de 12,2 pontos.

 

Paulo Portas (8,2 pontos) e Jerónimo de Sousa (5,2 pontos) também mantêm avaliações positivas, sendo que a porta-voz nacional bloquista, Catarina Martins, é mesmo a líder que mais sobe com um avanço de 3,3 pontos.

 

Ainda assim, Catarina Martins continua em terreno negativo com uma avaliação de -1,2 pontos. Também Passos Coelho continua com um saldo negativo de 11,2 pontos apesar de ter conseguido ganhar 0,8 pontos em termos de popularidade no mês de Abril.

 

E numa altura em que é propalada a possibilidade de o Presidente da República voltar a pedir, no discurso do 25 de Abril, um acordo entre os dois maiores partidos portugueses que assegure a estabilidade necessária ao país, Cavaco Silva cai 1,3 pontos para uma avaliação global negativa de 7,5 pontos.

 

(Notícia corrigida às 20h37, com a correcção do nome de António José Seguro)

Ver comentários
Saber mais PSD PS Eurosondagem Passos Coelho CDS CDU Jerónimo de Sousa BE António Costa Catarina Martins Paulo Portas Cavaco Silva Livre PDR
Mais lidas
Outras Notícias