Política Galamba: fim da sobretaxa é gradual "por escolha política"

Galamba: fim da sobretaxa é gradual "por escolha política"

O porta-voz do PS garante que "não há qualquer brutal aumento de impostos". "Não é o Orçamento do Estado que o PSD e o CDS disseram que ia ser", frisou João Galamba.
Galamba: fim da sobretaxa é gradual "por escolha política"
Miguel Baltazar/Negócios
Diogo Cavaleiro 14 de outubro de 2016 às 22:26

João Galamba admite que, na proposta do Orçamento do Estado para o próximo ano, não é cumprido o que constava no Orçamento do Estado de 2016 em relação à eliminação da sobretaxa. Contudo, defende que o compromisso inicial do PS, de acabar com a sobretaxa em dois anos, vai ser obedecido.

 

O OE deste ano previa que, no arranque de 2017, já ninguém teria, no seu vencimento, qualquer sobretaxa em sede de IRS. Contudo, não é isso que se vê no documento que rege as contas públicas do próximo ano, havendo apenas um fim faseado daquela sobretaxa ao longo do próximo ano, mais tardio para os rendimentos mais altos.

 

A diferença deve-se a "razões de escolha política e à necessidade de financiar outras políticas", acrescentou o porta-voz socialista em declarações transmitidas pela RTP3.

 

João Galamba declarou que, apesar dessa inscrição no Orçamento do Estado para 2016, o PS sempre defendeu que a sobretaxa iria acabar em dois anos: 2016 e 2017. "É o compromisso que estabelecemos", ressalvou dizendo que, mesmo assim, acabará dois anos antes do que se estivesse o Governo PSD/CDS no poder, "que só acabaria com ela em 2019".

 

"Não é o Orçamento do Estado que o PSD e o CDS disseram que ia ser, como todos os portugueses poderão constatar. Não há qualquer brutal aumento de impostos. É algo que deixámos para trás", frisou João Galamba aos jornalistas, acrescentando a existência de medidas de maior "justiça" social ao devolver-se "rendimentos", com "incidência nos pensionistas mais pobres" que não foram actualizadas nos últimos anos. O aumento de 10 euros das pensões exclui as que foram actualizadas no Executivo de Passos Coelho. 

 



pub

Marketing Automation certified by E-GOI