Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Lagarde: Governo deve estar preparado para eventuais chumbos do Constitucional

A directora-geral do FMI considera que o Executivo português deve estar preparado para lidar com eventuais chumbos do Tribunal Constitucional. Christine Lagarde, em entrevista à SIC, diz não “ter qualquer dúvida” que o Governo vai ser capaz de o fazer.

Bloomberg
Ana Laranjeiro alaranjeiro@negocios.pt 26 de Maio de 2014 às 13:13
  • Assine já 1€/1 mês
  • 13
  • ...

Christine Lagarde, directora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), em entrevista à SIC, defende que "já aconteceu no passado" o "Tribunal Constitucional português levar o País numa direcção diferente". E que "as autoridades portuguesas sempre encontraram medidas alternativas [aos chumbos do Constitucional], novas formas de lidar com a situação orçamental do País".

 

Neste sentido, assegura, de acordo com o excerto publicado no site da estação:"não tenho qualquer dúvida, de que vão ser capazes de o fazer novamente".

 

A directora-geral do Fundo está em Portugal – mais concretamente em Sintra – para o "ECB Forum on Central Banking", organizado pelo Banco Central Europeu (BCE). Esta é a primeira vez que a líder desta instituição, que pertenceu à troika, está em Portugal após a saída do País do programa de assistência económica e financeira.

 

Neste encontro, o presidente do BCE, Mario Draghi, que discursou ao início da manhã desta segunda-feira, 26 de Maio, assinalou que a autoridade monetária deverá tomar medidas para evitar "um período prolongado de taxas de inflação demasiado baixas ou mesmo negativas". Draghi admitiu um ajuste da política monetária convencional, ou seja, mexidas nas taxas de juro.

 

Por outro lado, o responsável apontou ainda que "é responsabilidade do BCE estar alerta para os riscos" associados à evolução dos preços, em particular "o potencial de que uma espiral negativa se enraíze entre baixa inflação, queda das expectativas de inflação e crédito, em particular nos países em dificuldades".

Ver comentários
Saber mais Christine Lagarde Fundo Monetário Internacional FMI Tribunal Constitucional
Mais lidas
Outras Notícias