Política Leo Varadkar é o novo primeiro-ministro da Irlanda

Leo Varadkar é o novo primeiro-ministro da Irlanda

É filho de imigrantes e foi ministro da Saúde e também dos Transportes, Turismo e Desporto. Hoje foi eleito líder do Fine Gael, o partido que governa a Irlanda, em minoria, desde as eleições do ano passado.
Leo Varadkar é o novo primeiro-ministro da Irlanda
Reuters
Carla Pedro 02 de junho de 2017 às 19:18

O filho de um imigrante indiano que se assumiu abertamente como homossexual em 2015 será o próximo primeiro-ministro da Irlanda, depois de ser eleito líder do principal partido no poder, o Fine Gael, sublinha o The Telegraph.

 

O facto de ser filho de imigrantes e ser assumidamente gay está a ser destacado em toda a imprensa pelo facto de isso acontecer num dos países "mais socialmente conservadores da Europa Ocidental", conforme salienta o El País, referindo ainda que "esta eleição simboliza a transformação de um país que se emancipa de um passado clerical".

 

Leo Varadkar já foi ministro da Saúde e tornou-se uma figura emergente dentro do partido. Com Enda Kenny desgastado, Varadkar foi o nome que se impôs e já se esperava que levasse a melhor, na liderança do partido, sobre Simon Coveny.

 

Enda Kenny, com 66 anos e primeiro-ministro irlandês há seis anos, conseguiu formar um governo frágil depois de 63 dias de negociações, "mas acabou por sucumbir à pressão", relembra o jornal espanhol. E acabou por se anunciar, no mês passado, a sua demissão.

 

Agora, Varadkar, com 38 anos, tornar-se-á o líder mais jovem da Irlanda. O cargo será confirmado em finais deste mês, quando o parlamento retomar as actividades depois de uma pausa, refere o The Telegraph.

 

Leo Varadkar não é novato nestas lides, tendo assumido três pastas ministeriais nos governos de Enda Kenny. Foi ministro dos Transportes, Turismo e Desporto (9 de Março de 2011 a 11 de Julho de 2014), tendo assumido depois entre 11 de Julho de 2014 e 6 de Maio de 2016 a tutela da Saúde. Actualmente, é ministro da Protecção Social.

 

O Irish Times descreve-o como sendo um "político invulgar". "Tem um QI elevado e um ego pequeno", acrescenta, sublinhando que se trata de uma personagem avessa aos holofotes. 




pub

Marketing Automation certified by E-GOI