Política Marcelo traz Draghi ao Conselho de Estado de 7 de Abril

Marcelo traz Draghi ao Conselho de Estado de 7 de Abril

O Presidente da República vai ter o presidente do Banco Central Europeu no primeiro Conselho de Estado. O líder do BCE vai fazer uma exposição “sobre a situação económica e financeira”. Carlos Costa também participa.
Marcelo traz Draghi ao Conselho de Estado de 7 de Abril
Reuters

Mario Draghi vai estar, a convite de Marcelo Rebelo de Sousa, no primeiro Conselho de Estado que vai presidir. O encontro, que também contará com Carlos Costa, decorre dentro de duas semanas, a 7 de Abril.

"O Presidente da República convidou o presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, para apresentar uma exposição ao Conselho de Estado sobre a situação económica e financeira europeia, convite que foi aceite", indica o comunicado presente no site oficial da Presidência.

 

O líder do BCE – o supervisor único da banca europeia – vai ser acompanhado, nesta participação no Conselho de Estado, pelo governador do Banco de Portugal, Carlos Costa. Isto num momento em que a banca tem estado em discussão no país, nomeadamente com a reformulação accionista no BPI e no BCP, em que houve uma intervenção do Governo nesses rearranjos, que foram aplaudidos por Marcelo Rebelo de Sousa. 

 

Mario Draghi não ficará presente em todo o Conselho de Estado no dia 7. Na segunda parte da reunião, a discussão será outra. Após concluído o ponto com a participação de Mario Draghi, os 20 conselheiros vão discutir o segundo ponto da ordem de trabalhos que passa pelo "Programa Nacional de Reformas e Programa de Estabilidade".

Trata-se de uma decisão que surge precisamente no dia em que chegou às mãos de Marcelo Rebelo de Sousa o Orçamento do Estado para 2016. E apesar de o Presidente ter agora 20 dias para proceder à análise do documento, a verdade é que este foi desenhado por forma a entrar em vigor já no dia 1 de Abril. Razão que levou o próprio Presidente a revelar que não gozará férias neste período de Páscoa "também por causa do Orçamento". 

O dia 7 de Abril será uma oportunidade para o Presidente ouvir a opinião sobre os temas da actualidade de personalidades como, por exemplo, Eduardo Lourenço, António Guterres, Adriano Moreira, Lobo Xavier. 




(Notícia actualizada com mais informações pelas 18:38)




pub

Marketing Automation certified by E-GOI