Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Mariana Mortágua: "Taxar riqueza acumulada não é taxar poupança"

A deputada bloquista tenta colocar um ponto final na polémica sobre a taxação da riqueza acumulada e usou até os casos de Ricardo Salgado e de um trabalhador do banco para distinguir os dois conceitos.

Miguel Baltazar
António Larguesa alarguesa@negocios.pt 19 de Setembro de 2016 às 15:54
  • Assine já 1€/1 mês
  • 164
  • ...

A deputada do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua, explicou esta segunda-feira, 19 de Setembro, as polémicas declarações que proferiu há dois dias numa conferência organizada pelo PS, em Coimbra, em que disse que "a primeira coisa que temos de fazer é perder a vergonha de ir buscar dinheiro a quem está a acumular dinheiro".

 

Na sua conta pessoal no Twitter, a dirigente do Bloco começou por criticar "os que se têm entretido a distorcer as suas palavras porque ter discussões sérias dá muito trabalho", aludindo à polémica gerada de imediato nas redes sociais e que provocou também várias reacções no plano político, sendo a mais recente por parte do PSD. "Taxar riqueza acumulada não é taxar poupança", sublinhou.

 

"Taxar riqueza acumulada é taxar a riqueza que permite que o número de milionários aumente e, com isso, acabar com a sobretaxa de IRS da classe média. (…) Taxar riqueza acumulada é conseguir taxar riqueza que de outra forma tem fugido para aumentar pensões, rendimento social de inserção (RSI), complemento solidário para idosos (CSI) e o abono aos mais pobres". Estes foram os exemplos deixados em duas publicações nesta rede social, que limita cada entrada a 140 caracteres.

 

E para que não restassem dúvidas, a deputada bloquista, que se destacou há dois anos precisamente na comissão parlamentar de inquérito ao Banco Espírito Santo, deu até o exemplo do ex-banqueiro para salientar esta dicotomia. "Ricardo Salgado – riqueza acumulada. Trabalhador do banco – poupança. A diferença? O segundo já paga muitos impostos e o primeiro não", concluiu.

Ver comentários
Saber mais Política Mariana Mortágua Bloco de Esquerda deputada riqueza impostos taxar poupança PS twitter Ricardo Salgado BES
Outras Notícias