Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Mário Soares estável, com "discreta melhoria no estado de consciência"

O ex-Chefe de Estado, de 92 anos, respondeu a alguns estímulos, mas o prognóstico mantém-se reservado em relação ao seu estado de saúde.

Paulo Zacarias Gomes paulozgomes@negocios.pt 14 de Dezembro de 2016 às 10:33
  • Assine já 1€/1 mês
  • 10
  • ...

O antigo Presidente da República, Mário Soares, continua internado no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, em estado crítico, com "discreta melhoria no estado de consciência", tendo reagido a estímulos.


A informação foi dada esta manhã, cerca das 10:30, pelo porta-voz do hospital, José Barata, em declarações transmitidas pela RTP 3. Ainda inconsciente, o prognóstico de saúde de Mário Soares continua reservado.

Mário Soares, de 92 anos, Chefe de Estado entre 1986 e 1996, deu entrada na madrugada desta terça-feira na Unidade de Cuidados Intensivos do hospital, em situação "crítica", de acordo com o boletim clínico divulgado ontem às 18:00.

Segundo o primeiro boletim clínico do dia, citado pela Lusa "o estado de saúde do doutor Mário Soares manteve-se estável durante a noite, sem significativa alteração dos sinais vitais e com uma discreta melhoria do estado de consciência".

O médico e sobrinho de Mário Soares, Eduardo Barroso, destacou ontem, citado pela mesma agência noticiosa, que Soares "já estava fragilizado, que ficou muito mais fragilizado depois da encefalite [em 2013] e ainda mais depois de ter perdido a sua mulher", Maria Barroso, em Julho do ano passado.

O sucessor de Soares em Belém, Jorge Sampaio, afirmou esta terça-feira estar a acompanhar a situação "com muita preocupação e com muita solidariedade", enquanto o actual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que ontem visitou Soares no hospital, disse acompanhar "com carinho" a situação de saúde do antigo chefe de Estado e desejou as suas melhoras.

(Notícia actualizada às 10:43 com mais informação)

Ver comentários
Saber mais Presidente da República Mário Soares Lisboa política
Mais lidas
Outras Notícias