Política May nomeia Hunt como novo ministro dos Negócios Estrangeiros

May nomeia Hunt como novo ministro dos Negócios Estrangeiros

A primeira-ministra britânica, Theresa May, escolheu Jeremy Hunt para substituir Boris Johnson como ministro dos Negócios Estrangeiros.
May nomeia Hunt como novo ministro dos Negócios Estrangeiros
EPA
Negócios 09 de julho de 2018 às 21:25

Boris Johnson apresentou hoje a sua demissão do cargo de ministro dos Negócios Estrangeiros, vindo juntar-se a outras duas baixas no governo de Theresa May devido à não concordância com o rumo que a primeira-ministra está a seguir na negociação da saída do Reino Unido da União Europeia.

E May já escolheu o seu substituto: é Jeremy Hunt, que ocupava o cargo de ministro da Saúde. "A Rainha ficou satisfeita por aprovar a nomeação de Jeremy Hunt", anunciou o gabinete de May num comunicado citado pela Reuters.

Jeremy Hunt, recorde-se, apoiou a manutenção do Reino Unido na União Europeia (Bremain) aquando do referendo de Junho de 2016 que ditou o Brexit.


Aquando da remodelação governamental operada por May em Janeiro passado, falou-se na possibilidade de Hunt poder sair ou mudar de cargo (era apontado pela BBC como um dos elementos do Executivo que poderia sair, enquanto a Sky News referia que Hunt poderia ser promovido a vice-primeiro-ministro). Theresa May decidiu nessa altura que Hunt iria manter-se na pasta da saúde e que iria ainda acumular a área da assistência social.

Antes da demissão de Boris Johnson, já David Davis, o ministro do Brexit, tinha abdicado da sua posição, saindo acompanhado de Steve Baker, o seu número dois.  Os ministros demitiram-se por não se reverem no plano para o Reino Unido que May está a delinear para quando o país sair da União Europeia.




pub