Política Ministro da Economia francês vai demitir-se

Ministro da Economia francês vai demitir-se

O responsável governativo estará de saída do Executivo de Manuel Valls, avança a imprensa francesa e confirma a Reuters. O anúncio deverá ser feito esta terça-feira.
Ministro da Economia francês vai demitir-se
Bloomberg
Paulo Zacarias Gomes 30 de agosto de 2016 às 12:00
O ministro francês da Economia, Emmanuel Macron, deverá demitir-se esta terça-feira, 30 de Agosto, do Governo liderado por Manuel Valls, avança a Reuters citando fontes próximas do responsável governativo.

A decisão poderá estar relacionada com as ambições políticas do ministro, de 38 anos, que poderá apresentar-se como candidato à Presidência da República francesa.

A BFMTV e o jornal Les Echos tinham avançado esta manhã as primeiras notícias que davam conta da desvinculação de Emmanuel Macron do Governo. 

Segundo o Les Echos, a resignação será tornada pública esta tarde. Às 14:00 (hora local, menos uma hora em Portugal Continental), Macron terá uma reunião com o seu gabinete e, uma hora depois, encontrar-se-á com o Presidente François Hollande.

Macron lançou em Abril o movimento político En Marche (Em Marcha, na tradução literal para português). Nos últimos meses têm sido públicas tensões entre ele, o primeiro-ministro e o Presidente da República.

O jornal Le Figaro refere que Macron está a beneficiar também do isolamento político de Manuel Valls nos últimos dias, devido à polémica do uso do burquini, cuja proibição é defendida pelo primeiro-ministro. 

Banqueiro de investimento, Macron foi assessor económico de Hollande antes de ocupar a pasta da Economia no Governo Valls.



pub

Marketing Automation certified by E-GOI