Política Moção de confiança aprovada pelos partidos da maioria

Moção de confiança aprovada pelos partidos da maioria

Foi sem surpresa que a moção de confiança ao Governo foi aprovada pelos partidos que compõem a maioria. A oposição votou contra.
A carregar o vídeo ...
Sara Antunes 30 de julho de 2013 às 18:08

A moção de confiança ao Governo foi aprovada com os votos favoráveis do PSD e do CDS, tal como o previsto. Já o PS, PCP, BE e Verdes votaram contra. No final da votação, em que participaram 224 dos 230 deputados eleitos, o Governo foi aplaudido de pé pela bancada social-democrata e democrata-cristã, segundo a Lusa.

 

O Parlamento esteve esta terça-feira a debater a moção de confiança apresentada pelo Executivo, depois do Presidente da República ter dado posse à remodelação do Governo após o pedido de demissão de Paulo Portas.

 

Uma demissão que foi “chumbada” pelo primeiro-ministro, que encetou negociações com o líder do CDS, tendo chegado a um acordo. Paulo Portas passou a ser o vice-primeiro-ministro, com a responsabilidade de coordenação económica, com a troika e a reforma do Estado.

 

No discurso de início da discussão da moção de confiança, o primeiro-ministro, Passos Coelho, revelou que a taxa de IRC deve poder baixar até 17% em 2018 e ficar muito aquém disso em 2020, mas apelou ao PS para se chegar a um acordo sobre esta questão. Seguro respondeu afirmativamente, mas reclama uma reforma fiscal alargada, que inclua descida do IVA na restauração.




pub