Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

MURPI: Condição de recurso não se pode aplicar a pensão de sobrevivência

A Confederação Nacional de Reformados, Pensionistas e Idosos (MURPI) sustentou este domingo que não se pode aplicar a condição de recurso para as pensões de sobrevivência, considerando que o Governo vai ter “mais um problema” com o Tribunal Constitucional.

Lusa 14 de Outubro de 2013 às 00:34
  • Assine já 1€/1 mês
  • 3
  • ...

“A condição de recurso não se pode aplicar a uma pensão de sobrevivência que é do regime contributivo, porque a lei de condição de recursos foi aprovada só para ser aplicada nos subsídios não contributivos, como por exemplo o rendimento social de inserção”, disse à agência Lusa o presidente da confederação, Casimiro Menezes, alertando que a medida é “inconstitucional e ilegal”.

 

A "condição de recurso" para as pensões de sobrevivência será prestada por quem receba duas ou mais pensões cujo valor total supere os 2.000 euros, anunciou este domingo, 13 de Outubro, o vice-primeiro-ministro, Paulo Portas.

 

"A opção do Governo foi: até 2.000 euros as pessoas estão isentas", afirmou Paulo Portas.

 

O vice-primeiro-ministro falava numa conferência de imprensa na Presidência do Conselho de Ministros, em Lisboa, enquanto ainda decorria a reunião extraordinária do Conselho de Ministros, que começou pelas 10h00, ladeado pela ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, e pelo ministro da Segurança Social, Mota Soares, que não intervieram.

 

Casimiro Menezes reiterou que o Governo, de coligação PSD/CDS-PP, “não deve mexer nas pensões”, salientando “não ser justo que aqueles que descontam mais para a pensão de sobrevivência serem os que vão ser mais penalizados por esta medida”.

 

“No meu entender, o Governo vai ter mais um problema com o Tribunal Constitucional”, declarou, referindo que o Executivo vai obter “100 milhões de euros com esta medida, igual parcela que vai tirar àquelas rendas escandalosas da EDP”.

Ver comentários
Saber mais Casimiro Menezes Paulo Portas Maria Luís Albuquerque CDS-PP PSD Mota Soares política pensão de sobrevivência reformados pensionistas MURPI
Mais lidas
Outras Notícias