Notícia
Partidos do Governo sobem nas intenções de voto enquanto esquerda cai
A maior queda é protagonizada pelo PS que, ainda assim, continuaria a vencer as eleições legislativas caso estas ocorressem hoje, segundo uma sondagem da Eurosondagem para o Expresso e SIC.
- Assine já 1€/1 mês
- 94
- ...
Numa sondagem realizada entre 2 e 8 de Outubro, já depois das eleições autárquicas, o PS perde terreno para o PSD, apesar de manter uma folga significativa. O partido liderado por António José Seguro consegue atrair 36,5% das intenções de voto, menos 1,5 pontos do que há um mês.
Já o PSD recupera 0,4 pontos para 26,9%, enquanto o CDS recupera 2,1 pontos para 8,6%, sendo o partido liderado por Paulo Portas o que mais sobe.
Todos os partidos à esquerda registam quedas face à última sondagem realizada pela Eurosondagem para o Expresso e SIC. A CDU recua 0,4 pontos para 12,1% e o Bloco de Esquerda perde 0,6 pontos para 5,9%.
Cavaco Silva recupera popularidade
Passos Coelho continua a assistir a uma queda de popularidade, tendo registado uma descida de 3,2 pontos para uma percepção geral de 13,9 negativos. Já Cavaco Silva conseguiu voltar a recuperar popularidade, tendo registado um aumento de 0,9 pontos para 1,6.
António José Seguro continua a ser o que tem melhor imagem junto dos portugueses, com uma nota positiva de 20,9 pontos, tendo esta voltado a crescer.
O segundo político com maior popularidade é Paulo Portas, seguido de Jerónimo de Sousa.
Além de Passos Coelho, a liderança bicéfala do Bloco de Esquerda também consegue uma nota negativa.
O Governo também continua a receber o cartão vermelho, com uma nota negativa de 27,7 pontos.
Estes resultados assumem que a percentagem de inquiridos que responderam “não sei/não responde” se abstêm nas eleições, o que corresponde a 20,8% dos votos.