Política Passos defende "Espanha unida" em encontro com Rajoy em Bruxelas

Passos defende "Espanha unida" em encontro com Rajoy em Bruxelas

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, defendeu a unidade de Espanha, ao ser questionado pela imprensa espanhola sobre o debate relativo à independência da Catalunha, no final de um encontro com o chefe de governo espanhol, em Bruxelas.
Passos defende "Espanha unida" em encontro com Rajoy em Bruxelas
Lusa 23 de setembro de 2015 às 19:59

Passos Coelho e Mariano Rajoy tiveram um curto encontro bilateral antes do início da cimeira extraordinária de chefes de Estado e de Governo da União Europeia que se celebra esta quarta-feira em Bruxelas para discutir a crise de refugiados, para "trocar opiniões e discutir posições", segundo fontes diplomáticas.

 

Apesar da indicação de que não haveria declarações, no final do encontro a imprensa espanhola teve a oportunidade de perguntar ao primeiro-ministro português a sua opinião sobre um cenário de independência da Catalunha, tendo Passos Coelho defendido, ao lado de Rajoy, a unidade de Espanha e advertido para as consequências para os catalães de uma eventual independência.

 

Sublinhando a relação especial de amizade entre Portugal e Espanha, Passos Coelho disse acreditar que, "dentro dessa relação boa" que os dois países têm, é "muito importante manter uma Espanha unida, com a sua integridade territorial".

 

"Se uma situação como essa, um cenário de independência da Catalunha ocorresse, isso corresponderia a uma situação em que a Catalunha não estaria dentro das fronteiras da UE, "e aquilo que aconteceria era que os catalães não poderiam ver os seus direitos europeus reconhecidos dentro dos tratados", advertiu.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI