Notícia
Paulo Portas agradece "colaboração intensa" de secretário de Estado exonerado
O ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, agradeceu hoje a "colaboração intensa" de Luís Brites Pereira, que hoje abandona funções como secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros da Cooperação, sendo substituído por Francisco Almeida Leite.
- Assine já 1€/1 mês
- ...
Numa nota oficial divulgada hoje Paulo Portas, destaca, nos "vinte meses de trabalho conjunto" com Luís Brites Pereira, "a definição conceptual da estratégia para a cooperação, o acompanhamento da fusão entre o Camões e o IPAD [Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento] e ainda a aposta maior na chamada cooperação delegada", que envolve fundos da União Europeia.
Luís Brites Pereira enviou também uma nota à comunicação social na qual diz terminar funções "com o sentimento de dever cumprido no plano da cooperação portuguesa e na ajuda pública ao desenvolvimento".
Francisco Almeida Leite, que substituirá Luís Brites Pereira, é um dos cinco novos secretários de Estado nomeados pelo Governo, que hoje tomaram posse. Três dos que ocupavam estas funções até agora serão exonerados.
A composição do Governo PSD/CDS-PP foi alterada hoje pela quinta vez desde a sua constituição, há cerca de dois anos. Quase metade dos secretários de Estado já mudou, mantendo-se em funções 20 dos iniciais 36.
O XIX Governo Constitucional tem agora 12 ministros e 38 secretários de Estado, o que, contando com o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, totaliza 51 governantes, mais três do que no começo da legislatura.