Política Presidente da República vai visitar Moçambique de 3 a 7 de Maio

Presidente da República vai visitar Moçambique de 3 a 7 de Maio

O Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, vai visitar Moçambique de 03 a 07 de maio, disse hoje à Lusa a secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação de Portugal, Teresa Ribeiro.
Presidente da República vai visitar Moçambique de 3 a 7 de Maio
Ricardo Castelo
Lusa 21 de março de 2016 às 15:29

Teresa Ribeiro anunciou a visita do chefe do Estado português a Moçambique, em declarações à Lusa, no final de um encontro com a vice-ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, Nyeleti Mondlane, no âmbito da visita de trabalho que realiza, a partir de hoje, a Moçambique.

 

Ribeiro adiantou que a deslocação de Marcelo Rebelo de Sousa a Moçambique enquadra-se no reforço das excelentes relações de amizade e cooperação entre os dois países.

 

Marcelo Rebelo de Sousa convidou o seu homólogo moçambicano, Filipe Nyusi, para a sua tomada de posse em 9 de Março.

O pai de Marcelo Rebelo de Sousa, Baltazar Rebelo de Sousa, foi durante dois anos - de 1968 a 1970 - governador-geral da então província ultramarina de Moçambique, tendo sido ministro do Ultramar entre 1973 e 1974, nomeado no Governo de Marcelo Caetano.

 

A secretária do Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação de Portugal adiantou ainda que o primeiro-ministro português, António Costa, também vai visitar Moçambique no último trimestre do ano em curso, para participar na 3.ª Cimeira Bilateral.

 

Teresa Ribeiro assinalou que as visitas do chefe do Estado e do primeiro-ministro foram objecto de discussão durante o encontro de hoje com a vice-ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique.

 

"As relações entre os nossos dois países são excelentes, portanto, a reunião correu em conformidade com essa excelência e essa franqueza no relacionamento entre Portugal e Moçambique", declarou Ribeiro.

 

Na reunião, foi também abordado o grau de cooperação económica, o nível de investimentos, o anterior programa de cooperação e o estágio de preparação do próximo, acrescentou a secretária de Estado e dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação de Portugal.

 

No âmbito da visita a Moçambique, Teresa Ribeiro tem previstos encontros com o ministros da Economia e Finanças de Moçambique, Adriano Maleiane, e da Educação, Jorge Ferrão.




Marketing Automation certified by E-GOI