Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Presidente da República faz hoje comunicação ao país após as 20:00  

O Presidente da República faz hoje à noite, após as 20:00, uma comunicação ao país, depois de concluída a audição dos partidos sobre a formação do novo Governo, disse à Lusa fonte oficial da Presidência da República.

Miguel Baltazar
Bruno Simões brunosimoes@negocios.pt | Lusa 22 de Outubro de 2015 às 17:12
  • Assine já 1€/1 mês
  • 23
  • ...

O Presidente da República faz hoje à noite, após as 20:00, uma comunicação ao país, depois de concluída a audição dos partidos sobre a formação do novo Governo, disse à Lusa fonte oficial da Presidência da República.

Cavaco Silva deve anunciar quem é que vai indigitar como primeiro-ministro, o passo que antecede a formação do novo Governo. Tanto Passos Coelho como António Costa reclamaram essa nomeação – o primeiro porque considera que venceu as eleições, o segundo porque diz ter condições para apresentar uma maioria estável no Parlamento, com o apoio do PCP e do Bloco de Esquerda.

O PCP e o Bloco de Esquerda já garantiram que, caso a escolha recaia em Passos Coelho, vão apresentar uma moção de rejeição durante a discussão do programa de Governo. O PS garantiu que, se existir um Governo alternativo, votará favoravelmente essa rejeição, derrubando o Executivo de Passos Coelho. Jerónimo de Sousa considerou que, por essa razão, será uma "manifesta perda de tempo" que Passos seja indigitado.

Após a indigitação, o novo primeiro-ministro deve submeter a lista de ministros ao Presidente da República, que tem de a aprovar. Só depois disso dá posse ao novo Governo. Esse Executivo tem, depois da tomada de posse, 10 dias para submeter o programa de Governo à Assembleia da República. Ele não tem de ser votado, mas se for rejeitado, o Governo cai.

Em declarações ao Negócios, o vice-presidente do PSD Carlos Carreiras acredita que se Passos Coelho for indigitado esta noite, será possível acelerar os calendários e discutir o programa do Governo já no início da próxima semana.

A comunicação de Cavaco Silva vai ocorrer imediatamente antes da reunião da Comissão Política Nacional do PS, que se realiza às 21:30 no Largo do Rato, em Lisboa. Nessa reunião, António Costa vai apresentar ao partido os detalhes do acordo que está a negociar com os partidos da esquerda.


Notícia actualizada às 17:22 com mais informação

 

Ver comentários
Saber mais Cavaco Silva Governo Passos Coelho António Costa Eleições legislativas Presidência da República
Mais lidas
Outras Notícias