Política PS diz que o "brilharete" da execução orçamental foi feito à "custa dos sacrifícios" dos portugueses

PS diz que o "brilharete" da execução orçamental foi feito à "custa dos sacrifícios" dos portugueses

Os socialistas apontam que a redução do défice orçamental em 2014 foi feito à custa de cortes na justiça, educação e saúde. Consideram que é preciso esperar pelo impacto do Novo Banco nas contas públicas para fazer uma avaliação completa do ano passado.
PS diz que o "brilharete" da execução orçamental foi feito à "custa dos sacrifícios" dos portugueses
André Cabrita-Mendes 23 de janeiro de 2015 às 18:21

"Este brilharete foi feito à custa de sacríficios futuros e à custa de investimento público", disse o deputado socialista João Galamba esta sexta-feira, 23 de Janeiro.

 

O socialista reagiu assim à apresentação pelo Governo da execução orçamental de 2014, onde o défice ficou 655 milhões de euros abaixo do inicialmente estimado.

 

Os números públicos do ano passado foram alcançados à "custa do pagamento de mais impostos, à custa de cortes na justiça, na saúde, na educação. o caos nestas três áreas e o exemplo perfeito do que o país sofre todos os dias", apontou.

 

Para reduzir o défice, o Governo procedeu também a cortes em investimento público essencial, disse João Galamba. "O Governo no final do ano cortou mais de 700 milhões em investimento público. Sacrificou investimentos fundamentais".

 

A redução orçamental também provocou o agravamento da pobreza no país, defende o deputado socialista. "Depois do enorme aumento de pobreza em 2012 e 2014, o ano de 2014 aprofundou estes problemas na saúde, justiça e educação".

 

João Galamba também dois exemplos na área social, onde "mais de 50 mil crianças perderam o RSI (rendimento social de inserção) e onde mais de 60 mil crianças perderam o abono de família".

 

O socialista considera também que é importante esperar pelo "impacto do Novo Banco" pois "pode fazer aumentar significativamente as contas públicas".




Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI