Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

PS: “Governo está a desmoronar-se aos olhos dos portugueses”

Miguel Laranjeiro diz que o PS vai exigir a audição do ministro das Finanças no Parlamento, assim que seja público o relatório da Inspecção Geral de Finanças que estará na base da demissão de dois secretários de Estado.

Nuno Carregueiro nc@negocios.pt 22 de Abril de 2013 às 12:43
  • Assine já 1€/1 mês
  • 4
  • ...

Miguel Laranjeiro, membro do Secretariado Nacional do PS, acusou esta segunda-feira o Governo de estar em “processo permanente de remodelação” e de ser um “factor de profunda instabilidade”, com secretários de Estado a anunciarem previamente a sua saída e ministros a saírem do Executivo por falta de ânimo.

 

Em declarações proferidas na sede o PS, no Largo do Rato, transmitidas pelas televisões, Miguel Laranjeiro afirmou que a instabilidade vivida no Governo é “gritante” e “nunca se viu nada assim”, com o “Governo a desmoronar-se aos olhos dos portugueses”.

 

De acordo com a imprensa, dois secretários de Estado - Paulo Braga Lino e Juvenal Silva Peneda - vão deixar o Governo devido ao envolvimento que tiveram na celebração, por parte da Metro do Porto, de contratos de cobertura de financiamentos que foram também usados noutras empresas públicas. O caso terá sido enviado para o Ministério Público.

 

Laranjeiro afirmou que o Governo tem que explicar ao País os motivos destas duas saídas e tornar público o alegado relatório da Inspecção Geral de Finanças que implica estes dois secretários de Estado.

 

“Há uma nebulosa à volta disto tudo”, afirmou Laranjeiro, acrescentando que o PS quer saber se “há outros membros do Governo envolvidos em operações semelhantes”, tendo participado na gestão das empresas e ou na montagem das operações de financiamento.

 

A adopção destes produtos, para cobrir o risco de subida de taxa de juro, já abriu um "buraco" potencial nas contas de várias empresas públicas que deverá rondar os três mil milhões de euros.

 

O deputado do PS afirmou que assim que este relatório for tornado público, o partido irá requerer uma audição do Parlamento com o ministro das Finanças para o “cabal esclarecimento destas matérias”, pois os “portugueses exigem esclarecimentos”.


De acordo coma SIC Notícias, a tomada de posse de novos secretários de Estado acontecerá ainda hoje, às 18h00, em Belém. Paulo Braga Lino será substituído por Berta Cabral na Secretaria de Estado da Defesa, enquanto não é ainda conhecido o substituto de Juvenal Silva Peneda na Administração Interna.

 

Mas as remodelações no Governo ainda não ficam por aqui. A equipa de Miguel Poiares Maduro ainda não estava completa e, para a pasta do Desenvolvimento Regional, deverá ser nomeado o actual autarca de São João da Madeira, Castro Almeida. Já António Leitão Amaro deverá ficar com a pasta da Administração Local.

Ver comentários
Saber mais Miguel Laranjeiro PS remodelação política
Outras Notícias