Política PSD prefere Rangel e CDS prefere Ruas para as europeias

PSD prefere Rangel e CDS prefere Ruas para as europeias

O eleitorado da coligação conjunta do PSD e do CDS para as eleições europeias diverge no nome que deve encabeçar a lista. Quanto à preferência dos portugueses, Rangel é o eleito por larga margem.
PSD prefere Rangel e CDS prefere Ruas para as europeias
David Santiago 14 de fevereiro de 2014 às 18:02

Os portugueses consultados pela Aximage, na sondagem para o Negócios e Correiro da Manhã, sobre quem é o candidato preferido para as eleições europeias, a realizar no próximo dia 25 de Maio, responderam o nome do eurodeputado Paulo Rangel.

 

Quando a pergunta é feita, separadamente, ao eleitorado dos dois partidos que formarão uma lista conjunta nas eleições para o Parlamento Europeu, os simpatizantes do PSD preferem Paulo Rangel com 56,7% das preferências, enquanto 40,3% da base eleitoral do CDS quer o nome do anterior líder dos municípios Fernando Ruas. Os eleitores sociais-democratas atribuem a Ruas 21,3% das preferências e ao deputado Luís Montenegro 16,8%. Já o eleitorado centrista atribui a Rangel o segundo lugar nas preferências com 33,3% e ao líder da bancada do PSD apenas 9,2%.

 

A sondagem promovida pela Aximage, quando orientada para o eleitorado português como um todo, aproxima-se do resultado verificado na base eleitoral do PSD. A preferência recai no vencedor das europeias de 2009, Paulo Rangel, a quem é atribuído 55% das preferências. Pelo seu lado, o ex-autarca de Viseu, Fernando Ruas, obtém 16,6% e Montenegro fica-se pelos 9,0% das preferências.

 

Os resultados desta sondagem, feita entre o dia 9 e 12 de Fevereiro, surge numa altura em que, a apenas cerca de três meses das eleições, só a CDU apresentou oficialmente o cabeça de lista para a corrida ao Parlamento Europeu. À excepção de João Ferreira, o candidato da coligação entre o PCP e os Verdes, a incerteza continua a marcar a agenda dos restantes partidos com assento em Estrasburgo.

 




Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI