Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Quem são os 230 deputados que integram o novo Parlamento

Veja as caras, saiba a idade e profissão e conheça os currículos dos 230 deputados que estreiam o novo Parlamento esta sexta-feira. E conheça o perfil dos grupos parlamentares. Duas infografias do Negócios para conhecer melhor o novo Parlamento.

Miguel Baltazar/Negócios
  • Assine já 1€/1 mês
  • 18
  • ...

É hoje o primeiro dia do novo Parlamento, que resulta das eleições legislativas de 4 de Outubro, em que a coligação PSD/CDS-PP foi a força mais votada, mas sem maioria absoluta de deputados.

Um dia depois de o Presidente da República ter anunciado a indigitação como primeiro-ministro de Pedro Passos Coelho, a eleição do novo presidente da Assembleia da República está marcada para as 15:00, depois de às 10:00 se ter realizado a primeira sessão plenária.

PSD e CDS-PP totalizam 107 deputados (89 do PSD e 18 do CDS-PP), enquanto PS (86 deputados), BE (19), PCP (15) e PEV (2) somam 122 deputados. O PAN é o estreante no parlamento, com um deputado.

 

ESQUERDA GOSTA DE ENSINAR, DIREITA PREFERE AS LEIS

 

Olhando para os 230 deputados do Parlamento, conclui-se que a direita é mais qualificada e a esquerda um pouco mais feminina. Mas o que mais salta à vista é o domínio dos advogados e juristas nas bancadas da direita e o dos professores nos grupos da esquerda.

 

A frente de negociação que o secretário-geral do PS abriu com a CDU (que congrega a bancada do PCP e de Os Verdes) e o BE veio dar uma unidade invulgar a estes três partidos, vincando mais do que nunca a divisão entre esquerda e direita na Assembleia da República.

 

Olhando para o perfil dos deputados de um lado e de outro, há uma diferença que salta à vista: o peso dos advogados e juristas nas bancadas de direita só encontra eco na proporção de professores nas bancadas de esquerda. Vamos aos números: se somarmos a bancada do PSD com a bancada do CDS-PP cerca de 37% são advogados ou juristas. Já nas bancadas da esquerda (PS, BE e CDU),quase 20% são professores, a profissão com mais expressão. Outra conclusão que se pode tirar quando se compara os grupos parlamentares é a de que a direita é tendencialmente mais qualificada. Para este resultado é determinante a falta de informação sobre o grau académico de 40% dos deputados do PS. Olhando individualmente para cada uma das bancadas, o BE destaca-se como a mais qualificada, com 48% dos seus parlamentares a apresentarem graus académicos acima da licenciatura. Segue-se o PSD e depois o CDS. A CDU aparece em último lugar. Também se pode dizer que a esquerda é mais feminina do que a direita. Mas é por pouco: 33% dos parlamentares do PS, Bloco e PCP são mulheres, ao passo que à direita esta percentagem desce para32%. Finalmente, em termos etários não é possível traçar um perfil claro para esquerda e direita. Enquanto o PS e o PSD têm a média de idades mais alta, os restantes têm os deputados mais novos.




O PERFIL DE TODOS OS DEPUTADOS, DISTRITO A DISTRITO

Veja as caras, saiba a idade e profissão e conheça os currículos dos deputados que vão tomar posse esta sexta-feira, 23 de Outubro, no Parlamento. Uma informação disponibilizada em mapa, para consultar os dados do seu distrito.




Como consultar:
Neste mapa pode consultar os deputados eleitos em todos os distritos. Ao seleccionar um dos distritos, vê desde logo os cabeças de lista dos partidos/coligações que foram eleitos. Se seleccionar um dos cabeças de lista, vê a informação acerca deste deputado e tem acesso à ficha de todos os outros desse partido que também foram eleitos, bastando para isso seleccionar cada fotografia. Tem ainda disponíveis os dados relativos aos restantes partidos desse distrito, bastando para isso navegar no menu superior onde estão os logos dos partidos a quem foram atribuídos mandatos.

Ver comentários
Saber mais Parlamento Presidente da República Os Verdes CDU PCP BE PS Assembleia da República
Outras Notícias