Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Rei de Espanha inicia nova ronda de consultas com os partidos para tentar formar governo

O rei Felipe VI dá hoje início à quarta ronda com os partidos em sete meses para tentar encontrar um candidato à investidura. As consultas começam esta terça-feira e terminam na quinta.

Reuters
Negócios 26 de Julho de 2016 às 10:56
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...

O rei de Espanha, Felipe VI, inicia esta terça-feira, 26 de Julho, a quarta ronda de consultas com os partidos em sete meses para tentar formar governo.  

Os partidos com representação parlamentar serão recebidos no Palácio da Zarzuela entre hoje e quinta-feira, numa ronda que termina com Mariano Rajoy, o líder do partido mais votado nas últimas eleições legislativas realizadas a 26 de Junho.

Esta manhã, o rei de Espanha reúne-se com Pedro Quevedo, deputado do Nueva Canarias que concorreu em coligação com o PSOE, Isidro Martínez Oblanca, deputado do Foro Asturias, que se apresentou coligado com o PP, e Ana Oramas, da Coligação Canária. À tarde será a vez de Javier Esparza e Alberto Garzón. Na quarta-feira, as audiências na Zarzuela serão com Aitor Esteban, Alexandra Fernández, Francesc Homs, Joan Baldoví e Xavier Domènech.

As audições terminam na quinta-feira, o dia reservado aos quatro grandes partidos. O presidente do Cidadãos, Alberto Rivera, avisou, na semana passada, o primeiro-ministro em exercício de que votará contra a sua investidura se o PP levar em diante a ideia de estabelecer acordos com partidos separatistas.

O secretário-geral do Podemos, Pablo Iglesias, e o líder dos socialistas Pedro Sánchez deverão reiterar o seu voto negativo contra o candidato à reeleição, Mariano Rajoy, o último a ser recebido pelo monarca.

De acordo com o Expansión, no fim da ronda de consultas com os partidos, Felipe VI deverá comunicar a Ana Pastor, presidente do Congresso, se propõe algum candidato para a sessão de investidura, que poderá ter lugar a 2 de Agosto, como avançou Rajoy.

Ver comentários
Saber mais rei de Espanha Felipe VI Palácio da Zarzuela Mariano Rajoy eleições Espanha
Mais lidas
Outras Notícias