Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Relvas/Licenciatura: Primeiro signatário diz que petição não exige demissão do Governo

O primeiro signatário da petição pública que exige a demissão do ministro Miguel Relvas, Ivo Pêgo, esclareceu na segunda-feira que aquela "não teve como objectivo a demissão de todo o Governo".

Lusa 18 de Setembro de 2012 às 01:08
  • Partilhar artigo
  • 7
  • ...
Na segunda-feira foi entregue no Parlamento uma petição pública, assinada por 5.232 pessoas, que exige a demissão do ministro Miguel Relvas. Após a entrega das assinaturas, uma representante do movimento que deu início à petição, Sónia Sousa Pereira, disse aos jornalistas que "trata-se de a Assembleia da República e de os partidos que a compõem tomarem a iniciativa de promover uma moção de censura ao Governo que é a decorrência lógica deste texto".

Ivo Pêgo, que se auto-intitula o "primeiro signatário e autor material do texto da petição", esclareceu posteriormente que, "face ao texto desta petição em concreto, não é defensável dizer que ela visa pedir a demissão de todo o Governo, pois não tem apoio no sentido literal possível do texto".

O signatário afirma que "nem mesmo face às manifestações do dia 15 de Setembro pode ser defendida uma interpretação actualista", uma vez que "a petição começou a circular no início de Julho".

O peticionário diz ainda que "o que está em causa na petição (...) é apenas efectivar a responsabilidade política em relação a um dos membros do Governo, o Sr. Miguel Relvas", ministro-adjunto e dos Assuntos Parlamentares.

Desde meados de Julho que um grupo de cidadãos reclama a demissão do ministro Miguel Relvas, promovendo, todas as segundas-feiras, concentrações em frente ao edifício da Assembleia da República.

Entre os motivos do protesto estão, entre outros, a forma "ultra-rápida" como Miguel Relvas fez a licenciatura na Universidade Lusófona, os "contactos havidos com o sr. Jorge Silva Carvalho" e "as pressões exercidas" sobre uma jornalista do Público que "foram objecto de censura moral por parte da Entidade Reguladora da Comunicação Social", lê-se no texto da petição.

Ver comentários
Saber mais Relvas licenciatura petição Ivo Pêgo
Outras Notícias