Política Rio e Costa defendem antecipação das legislativas para Abril ou Maio de 2015

Rio e Costa defendem antecipação das legislativas para Abril ou Maio de 2015

A elaboração do Orçamento do Estado para 2016 e a proximidade das Presidenciais de 2016 aconselha a que haja uma antecipação das legislativas, originalmente apontadas para Outubro de 2015.
Rio e Costa defendem antecipação das legislativas para Abril ou Maio de 2015
Miguel Baltazar/Negócios
Bruno Simões 22 de julho de 2014 às 13:02

António Costa e Rui Rio estiveram juntos esta manhã na apresentação do Anuário Financeiro dos Municípios e, durante um debate em que também defenderam a necessidade de obter consensos entre os partidos do arco da governação, também apoiaram uma antecipação das eleições legislativas de 2015. Tanto o ex-autarca do Porto como o presidente da Câmara de Lisboa – e candidato às primárias no PS – dizem que há vantagens.

 

Rui Rio, que recentemente disse estar disponível para avançar para Belém ou para o PSD desde que haja um movimento grande de apoio, disse que há "argumentos pró e contra", mas acredita que é melhor antecipar. "Eu inclino-me mais para uma antecipação das eleições, para separar as legislativas das presidenciais e rapidamente resolver o problema da governação a prazo", destacou. Apesar disso, Rio disse compreender quem defende que haja "as eleições todas de uma vez".

 

Já António Costa disse que "devia haver um consenso para que houvesse uma antecipação técnica, para dar tempo para alinhar com a normalidade dos calendários orçamentais". É que "eleições em Outubro [de 2015] dá um Orçamento em Abril ou Maio [de 2016]".

 

"É vantajoso que as eleições deixem de ser em Outubro e passem a ser em Abril ou Maio", afirmou. Isso "pode ser feito com a revisão constitucional, ou por uma dissolução técnica por parte do Presidente da República, o que antevejo que só faça com acordo dos partidos", antecipou. Antecipar as eleições é uma "solução técnica" para cumprir os calendários europeus, destacou.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI